RESPOSTA AOS EUA
Cade afirma que Meta pode operar pagamentos via WhatsApp no Brasil
Por Redação - Em 28/07/2025 às 11:02 AM

Segundo o Cade, a suspensão temporária do WhatsApp Pay, em junho de 2020, teve caráter preventivo e durou apenas uma semana
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) afirmou, em nota técnica, que não há impedimento para que a Meta realize transações financeiras por meio do WhatsApp no Brasil.
O documento será utilizado pelo Itamaraty como base de resposta a uma investigação aberta pelos EUA, que acusam o país de práticas desleais no setor de pagamentos eletrônicos — incluindo favorecimento ao Pix, sistema desenvolvido pelo Banco Central.
Segundo o Cade, a suspensão temporária do WhatsApp Pay, em junho de 2020, teve caráter preventivo e durou apenas uma semana. O objetivo foi avaliar possíveis impactos concorrenciais na parceria entre a Cielo e o Facebook (atual Meta). Após esclarecimentos, a medida foi revogada e o processo, posteriormente arquivado. O órgão reforçou que o Pix não foi objeto dessa análise.
A investigação americana, anunciada pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), também aborda temas como comércio digital, tarifas, etanol, corrupção e desmatamento. O governo brasileiro deve enviar resposta oficial até 18 de agosto, e uma audiência pública está marcada para 3 de setembro.
Mais notícias
Conexão Criativa



























