SEGURANÇA HÍDRICA

Cagece busca parceria internacional para avançar a implantação da Dessal do Ceará

Por Marcelo Cabral - Em 15/01/2026 às 11:59 AM

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) dá mais um passo estratégico rumo ao futuro da segurança hídrica no Estado ao anunciar o fortalecimento da cooperação técnica internacional com o Governo Regional de Atacama, no Chile, voltada à implantação da Planta de Dessalinização, a Dessal do Ceará. O tema será apresentado em entrevista coletiva conduzida pelo presidente Neuri Freitas, reunindo autoridades e especialistas para discutir soluções inovadoras frente aos desafios da escassez hídrica que, regularmente, atinge o Estado.

Dessal do Ceará garantirá 1 m³/s para a Região Metropolitana de Fortaleza                   Foto: Divulgação

A iniciativa reforça o papel da Cagece como uma das mais relevantes empresas de saneamento do Brasil, responsável pelo fornecimento de água, além da coleta e tratamento de esgoto sanitário na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e em dezenas de municípios cearenses. Em um cenário de mudanças climáticas e crescente pressão sobre os recursos naturais, a companhia tem se destacado por investir em tecnologia, planejamento e parcerias institucionais de alto nível, garantindo qualidade de vida, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de cearenses.

A dessalinização surge como um marco nesse processo, ampliando a matriz hídrica do Ceará com uma solução moderna e já consolidada em regiões áridas do mundo, como o norte do Chile, onde as chuvas são escassas. A troca de experiências com Atacama representa não apenas um avanço técnico, mas também um símbolo da abertura da Cagece ao diálogo internacional e à adoção das melhores práticas globais adaptadas à realidade local.

Gestão que busca soluções

À frente desse movimento está Neuri Freitas, gestor reconhecido nacionalmente por sua atuação firme e visionária no setor de saneamento. Com trajetória marcada pelo diálogo institucional e pela defesa de políticas públicas estruturantes, Freitas levou a experiência cearense para o cenário nacional ao presidir a Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Atualmente, como vice-presidente Regional Nordeste I da entidade, segue contribuindo para o fortalecimento do setor, articulando estados, empresas e governos em torno de soluções integradas e sustentáveis.

Sob sua liderança, a Cagece consolidou-se como referência em governança, eficiência operacional e compromisso social, mantendo o saneamento como vetor de desenvolvimento econômico e inclusão. Mais do que obras e números, o trabalho da companhia traduz-se em dignidade, saúde e futuro para a população cearense. A cooperação internacional com o Chile é parte da estratégia de preparar o Ceará para os desafios do amanhã, com inovação, responsabilidade ambiental e excelência na gestão pública.

Com mais de 15 anos de megasseca, o Chile tornou-se referência global ao implementar 24 usinas de dessalinização industriais, com outras 51 em fase de construção ou projeto. A experiência chilena é impulsionada pela integração com as energias renováveis, reduzindo o impacto ambiental e os custos operacionais, um modelo que o Ceará começa a seguir com a construção da Dessal do Ceará, coordenada pela Cagece.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business