INÉDITO NO BRASIL
Cagece firma contrato bilionário com a AFD visando universalizar o saneamento
Por Marcelo Cabral - Em 14/08/2025 às 7:07 PM

Neuri Freitas, Serge Gas e Dominique Hautbergue assinaram o acordo bilionário que deve melhorar a qualidade de vida da população Foto: Rayane Mainará/Cagece
O Governo do Ceará, por meio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), celebrou um acordo pioneiro no Brasil com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Avaliado em R$ 1,2 bilhão (200 milhões de euros), o contrato dará fôlego à estratégia sustentável da companhia e viabilizará a universalização dos serviços de água e esgoto em todo o Estado até 2033.
A cerimônia de assinatura, realizada no Auditório Walter Nogueira do edifício BS Design, reuniu o presidente da Cagece, Neuri Freitas; o cônsul-geral da França em Recife, Serge Gas, e o diretor regional da AFD no Cone Sul, Dominique Hautbergue. O movimento reforça o protagonismo cearense no cenário nacional e internacional, especialmente às vésperas da COP30, colocando o saneamento como vetor essencial para um desenvolvimento inclusivo e resiliente diante da crise climática.
“Esse modelo de captação de recursos coloca a Cagece como vitrine nacional para as outras companhias públicas de saneamento que desejam investir em inovação. Hoje, temos uma Cagece muito mais fortalecida, com políticas de sustentabilidade e conformidade que nos permitiram firmar este contrato”, destaca Neuri Freitas.
O acordo com o Grupo AFD inaugura no Brasil a modalidade de empréstimo corporate de trajetória sustentável – um instrumento de financiamento que vai além de obras pontuais, promovendo uma transformação estrutural da companhia. O projeto foi desenhado a partir de uma ‘folha de rota’ construída conjuntamente por Cagece e AFD, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às metas de resiliência climática.
Segundo Dominique Hautbergue, diretor da AFD no Brasil, o projeto reflete a capacidade de construir, com os parceiros, soluções sob medida, eficazes e alinhadas às suas prioridades. “Partindo das necessidades concretas, conseguimos propor um instrumento inovador e adaptado à sua trajetória de transformação. A abordagem se insere no compromisso do Grupo AFD de apoiar políticas públicas de universalização dos serviços essenciais, em especial o ODS 6 – água e saneamento para todos”.
O financiamento se estruturará em três eixos centrais:
Eficiência dos serviços: redução das perdas de água, ampliação do acesso ao saneamento e aprimoramento das compras públicas;
Desempenho ESG: fortalecimento da segurança no trabalho, igualdade de gênero, transparência e gestão de riscos ambientais;
Integração das questões climáticas: avaliação de riscos físicos e financeiros, definição de estratégias de adaptação e mitigação e incentivo a soluções baseadas na natureza.
Para o cônsul-geral da França em Recife, o acordo simboliza o compromisso francês com o avanço sustentável do setor no Brasil. “Este projeto tem potencial para transformar a vida de milhões de habitantes do Ceará, ampliando o acesso ao saneamento e reduzindo as perdas de água, ao mesmo tempo em que promove a resiliência climática do Estado. É uma honra para a França colaborar com a Cagece e o Governo do Ceará para melhorar a qualidade de vida da população”, ressalta Serge Gas.

Representantes do Ceará e da França participaram da cerimônia no auditório do BS Design
Mais notícias
MERCADO PREMIUM




























