COBERTURA DE 93%
Cagece investe R$ 30 milhões no sistema de esgotamento sanitário da Prainha
Por Marcelo Cabral - Em 07/10/2025 às 5:07 PM
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) iniciou a fase de operação assistida do sistema de esgotamento sanitário da Prainha, no município de Aquiraz. Com investimento de R$ 30 milhões, o projeto beneficiará cerca de sete mil pessoas e elevará a cobertura deste serviço na localidade para 93%, representando um avanço significativo em infraestrutura e qualidade de vida para a população.

Obras na Prainha garantirão uma cobertura de 93% no serviço de coleta de esgoto naquela região
Nessa etapa, a companhia realiza uma série de testes técnicos para avaliar o funcionamento de todos os componentes elétricos, hidráulicos e sistemas operacionais, além de verificar eventuais ajustes necessários na rede coletora e na linha de recalque. A operação é considerada estratégica, garantindo a plena eficiência do sistema antes do início definitivo, previsto para janeiro de 2026.
Para viabilizar o empreendimento, a Cagece implantou 30 quilômetros de rede coletora, outros dez de linha de recalque, além de quatro estações elevatórias e cerca de duas mil ligações domiciliares. A infraestrutura inclui ainda um novo módulo na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que terá capacidade para tratar 56,4 litros por segundo, reforçando a capacidade operacional da região.
O gerente de Obras da Cagece, Ítalo Feitosa, destaca a importância da iniciativa especialmente em um dos destinos turísticos mais tradicionais do litoral cearense. “Os serviços representam os esforços da companhia para o avanço no cumprimento das metas de universalização do esgotamento sanitário estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, garantindo saúde e qualidade de vida para a população”, explica.
A implantação do sistema na Prainha não apenas fortalece o compromisso da Cagece com a universalização do saneamento, como também contribui para a valorização imobiliária e ambiental de uma área de forte vocação turística, promovendo desenvolvimento sustentável e benefícios duradouros para a comunidade local.
Mais notícias
Registro Natalino



























