PESQUISA RESIDENCIAL

Cagece registra o recorde histórico de 75,6% de aprovação pelos seus clientes

Por Marcelo Cabral - Em 08/01/2026 às 12:03 PM

Satisfação do cliente atingiu o melhor resultado de sua série histórica      Foto: Rayane Mainara/Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) alcançou um resultado inédito ao registrar o maior índice de satisfação de clientes residenciais – 76,5% – desde o início da série histórica, em 2019. Segundo a mais recente Pesquisa de Satisfação dos Clientes Externos de água e esgotamento sanitário, a companhia atingiu a elevada aprovação, superando pela primeira vez a meta estabelecida para o indicador e consolidando um marco institucional.

O levantamento, conduzido pelo Instituto Leal-M, revela avanço consistente em todos os indicadores avaliados quando comparados aos resultados do ano anterior. O estudo tem como objetivo aferir a percepção dos usuários residenciais sobre a qualidade dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário prestados no Ceará, além de mensurar a imagem institucional da Cagece junto à população atendida.

Os dados foram apresentados pelo representante do instituto de pesquisa, Renner Nogueira. A amostragem foi desenhada para abranger municípios com mais de duas mil economias ativas – termo que, no contexto do saneamento, corresponde às unidades de consumo efetivamente conectadas à rede e com faturamento regular, ou seja, clientes aptos a avaliar o serviço com base na experiência cotidiana. Esse critério assegura maior precisão e relevância às conclusões do estudo.

Método e análise evolutiva

Neuri Freitas está à frente das decisões estratégicas da Cagece

Mantendo rigor metodológico e comparabilidade histórica, a pesquisa seguiu o mesmo modelo das edições anteriores: um levantamento quantitativo, presencial e domiciliar, realizado exclusivamente com clientes residenciais da Cagece. O questionário aplicado repetiu integralmente a estrutura utilizada nos anos anteriores, permitindo a análise evolutiva dos indicadores, conforme determinação do presidente da companhia, Neuri Freitas.

Ao todo, foram aplicados 5.005 questionários, distribuídos de forma equilibrada entre as unidades de negócio da Cagece. Cada unidade contou com 385 entrevistas, o que garante margem de erro de ±5% e nível de confiança de 95% nos resultados individuais. A pesquisa contemplou 116 municípios e 73 setores comerciais da Região Metropolitana de Fortaleza, todos com mais de duas mil economias ativas de água.

Para a superintendente Executiva da Presidência da Cagece, Josy Amaral, a riqueza dos dados obtidos amplia a capacidade de gestão e tomada de decisão. “Com esses resultados, temos a estratificação por unidade. A gente consegue visualizar todos os itens pesquisados em cada unidade de negócio, o que representa uma informação estratégica e extremamente relevante para os gestores”, destacou.

O desempenho histórico alcançado pela Cagece reflete um esforço articulado em diversas frentes, que vai da qualidade técnica dos serviços de água e esgoto, à eficiência no atendimento e à clareza na comunicação com o usuário. O recorde de satisfação externa sinaliza que esses avanços estão sendo percebidos pelo cliente final e reforça o compromisso da companhia com a melhoria contínua de serviços, essenciais para o desenvolvimento e a qualidade de vida no Ceará.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business