ESTRATÉGIA

Camilo lança plataforma para acelerar a expansão econômica

Por Marcelo - Em 25/11/2019 às 5:43 PM

Camilo Santana destacou as estratégias da nova plataforma                                                            Foto: Divulgação

Criar uma ambiência de negócios favorável ao crescimento econômico é o principal objetivo da Plataforma para Acelerar o Crescimento Econômico com Redução de Desigualdades, que faz parte do Programa Ceará Veloz, do Governo do Ceará, que foi lançada nesta segunda-feira (25), pelo governador Camilo Santana.

Com isso, será possível reduzir as desigualdades econômicas e sociais no Ceará. “É criar um ambiente no Estado que possa propiciar ao empreendedor as melhores condições no País para que ele possa investir. Para isso, a gente definiu que primeiro precisamos investir em capital humano, e é isso que o Ceará tem feito, investindo em educação, pesquisa, universidades, escolas profissionalizantes, porque quando uma empresa se instala, ela quer mão de obra qualificada”, disse Camilo.

O governador destacou, também, a infraestrutura. “O Estado criou uma estratégia com os seus três Hubs: portuário, tecnológico e aéreo. Mas, para isso, precisamos criar também uma condição dentro do próprio governo para desburocratizar e vamos transformar isso tudo em uma questão digital”, salientou.

Governador assina o programa de otimização e simplificação, sob os olhares de José Sarto e Maia Júnior

Para tanto, o Governo do Ceará atuará em 11 áreas estratégicas para desenvolver a economia: cadeia produtiva de saúde, energias renováveis, rede de segurança hídrica, polo de inovação em tecnologia da informação, têxtil e calçados, agronegócio, logística, Hubs (aéreo, portuário e tecnológico), economia do mar, turismo e, por fim, economia criativa.

“É a consolidação e a reestruturação do próprio Governo, não só do ponto de vista digital, mas do ponto de vista físico, apesar do que a gente já vem avançando. Estamos consolidando isso tudo em uma plataforma. Esse foi um processo discutido com a FIEC, o Centro Industrial do Ceará), o agronegócio. Quais são as infraestruturas logísticas importantes que o Estado tem de investir”, ressaltou Camilo Santana.

Durante o lançamento, foi assinado o decreto instituindo o programa de otimização e simplificação do ambiente de negócios e que cria o comitê de governança da Plataforma, liderado pela Sedet, Setur, SDA, Secult e Secitece, mas envolvendo outras 14 secretarias e órgãos estaduais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business