Camilo quer que grupo chinês implante refinaria

Por Admin - Em 08/11/2017 às 2:30 PM

A busca incessante por novos investimentos no Ceará, por parte do governador Camilo Santana, segue em ritmo acelerado. Ele vem mantendo negociações com o grupo chinês do setor de petróleo, Qingdao Xinyutian Chemical, para construir uma planta de refino na região do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em substituição à Premium II da Petrobras, a que ele definiu como um “calote no Ceará”.

Além da refinaria, também está sendo projetada a instalação de uma indústria petroquímica ao seu lado, representando mais uma oportunidade de negócios para o empresariado cearense, visto que elas precisarão de fornecedores de uma série de insumos e serviços. Sem falar nos milhares de empregos gerados durante a fase de implantação e, posteriormente, na operação, como aconteceu com a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP).

Camilo também está realizando contatos com a diretoria do Banco de Desenvolvimento da China, que deverá financiar os dois projetos, pois tratam-se de investimentos totais da ordem de US$ 7,5 bilhões (ou cerca de R$ 24,3 bi). Uma parte do terreno que havia sido doado à Petrobras, deve ser ocupada pelos empreendimentos chineses. 

Vale lembrar que a área da Premium II foi incorporada à Zona de Processamento de Exportações do Ceará (ZPE-Ceará), que oferece uma série de incentivos fiscais para a intalação de novas unidades fabris. E uma prova de que as tratativas entre o Governo do Ceará e o grupo chinês estão adiantadas, é que o Qingdao já abriu registro na ZPE. 

Governador Camilo Santana está com tratativas adiantadas junto a grupo petroquímico da China

Foto: Balada IN

Mais notícias

Ver tudo de IN Business