PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Cândido Albuquerque reativa convênio relevante com a Universidade do Arizona

Por Marcelo - Em 7 de abril de 2022

Sempre em busca de ampliar as parcerias e promover cada vez mais a internacionalização da Universidade Federal do Ceará, o reitor Cândido Albuquerque esteve nesta quarta-feira (6), em Tucson, para reativar um convênio de grande relevância com uma das principais universidades dos Estados Unidos, que estava inoperante há 11 anos. O documento foi assinado por ele e o atual reitor da Universidade do Arizona, Robert C. Robbins.

Cândido Albuquerque e Robert C. Robbins com o convênio assinado                 Foto: Divulgação

“Um dia muito significativo para a nossa universidade. Retomamos o nosso convênio com a Universidade do Arizona. Iniciado em 1963, ainda na administração do Prof. Martins Filho, e com a firme participação do Prof. Prisco Bezerra, o convênio com a University of Arizona (UofA) foi responsável pela realização de mais de 160 mestrados e doutorados – dentre eles do Prof. Faustino Albuquerque”, afirmou.

Ele ressaltou que parcerias desse tipo são de grande relevância tanto para os alunos quanto para os professores da UFC, uma vez que permitem um intercâmbio de conhecimentos, experiências, tecnologias e o próprio relacionamento interpessoal. “Isso foi fundamental para a qualificação do nosso corpo docente, notadamente no Centro de Ciências Agrárias. Apesar de tanto, inexplicavelmente, o convênio foi interrompido em 2011”, lembrou.

Cândido entregou uma pasta em couro ao representante da Universidade do Arizona

E destacou que além do interesse acadêmico, a relação com a Universidade do Arizona gerou, na UFC, profundo sentimento de carinho e reciprocidade, o que foi possível constatar agora. “Fomos recebidos com especial atenção e carinho! Muitos projetos já estão sendo formatados e em várias áreas, o que é fundamental para o nosso processo de internacionalização, hoje um item fundamental para as universidades e uma meta para o reconhecimento internacional da UFC”, completou Cândido Albuquerque. Na oportunidade, ele entregou uma pasta em couro, confeccionada pelo mestre da cultura cearense Expedito Seleiro, ao reitor Robert Robbins.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business