LOGÍSTICA NO ARCO NORTE
Caravana da Inovação Portuária debate estratégias no Complexo do Pecém
Por Marcelo Cabral - Em 19/09/2025 às 6:25 PM

Caravana destacou a posição estratégica do Porto do Pecém no Arco Norte Foto: Divulgação
O Complexo Industrial e Portuário do Pecém recebeu, nesta sexta-feira (19), a Caravana da Inovação Portuária, do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) em parceria com a Antaq e o Hub de Inovação Brasil Export. O Ceará foi escolhido como parada por sua posição estratégica no Arco Norte, corredor logístico que integra portos das regiões Norte e Nordeste, acima do paralelo 16°S. E se consolida como rota alternativa para o escoamento de grãos, frutas, aço e outros produtos, diversificando a matriz logística brasileira e reduzindo a sobrecarga dos portos do Sul e Sudeste.
A comitiva foi recebida por Fábio Grandchamp, vice-presidente de Operações do Pecém; Alessandra Grangeiro, gerente de Negócios Industriais; Felipe Guimarães, gerente de Inovação; e Valter Guimarães, gerente de Excelência Operacional. Os visitantes acompanharam uma apresentação institucional do Complexo do Pecém e participaram de uma visita guiada ao terminal portuário, conhecendo de perto a estrutura e o modelo de operação.
Inovação e sustentabilidade no setor portuário
A Caravana tem como objetivo principal estimular um ecossistema de inovação aberta no setor, aproximando empresários, especialistas e lideranças institucionais. O encontro reforçou a relevância do modal aquaviário, que alia alta capacidade de carga e custos operacionais reduzidos, na comparação com os transportes terrestre e aéreo.
Ao destacar a interseção entre tecnologia, sustentabilidade e eficiência operacional, o evento posiciona o Complexo do Pecém e o Porto de Fortaleza como ativos estratégicos não apenas para a economia cearense, mas para todo o País.
Mais notícias
escala 6x1




























