DESEMPENHO RECORDE

Cariri registra expansão de 42,08% na abertura de novas empresas no 1SEM25

Por Marcelo Cabral - Em 25/07/2025 às 2:32 PM

Juazeiro do Norte se destaca na abertura de novas empresas no Cariri cearense, com quase a metade das formalizações registradas pela Jucec                     Foto: Anderson Duarte/Prefeitura de Juazeiro do Norte

A Região do Cariri consolida-se, cada vez mais, como um dos polos do dinamismo econômico cearense. Dados divulgados pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) revelam que o primeiro semestre de 2025 registrou a abertura de 6.267 novas empresas, um avanço expressivo de 42,08% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram constituídas 4.411.

O destaque indiscutível é o município de Juazeiro do Norte, que concentrou 2.971 registros, quase metade de todas as aberturas da região. Crato e Barbalha também apresentaram desempenho positivo, com 976 e 421 novos empreendimentos, respectivamente.

O setor de serviços liderou com folga, somando 4.086 novos negócios, o que representa um crescimento robusto de 61,9%. O comércio também avançou, com 1.813 registros (+14,6%), seguido pela indústria, que abriu 368 novas empresas, um salto de 20,2%.

No recorte por porte, as Microempresas (MEs) continuam sendo a espinha dorsal do empreendedorismo regional, com uma expansão de 4.317 para 6.137 registros em um ano. Já as Empresas de Pequeno Porte (EPPs) mais que dobraram, saindo de 70 para 108, o que equivale a um salto de 54,3%. Um dado que merece atenção especial é o expressivo crescimento das empresas de tipo LTDA, que saltaram de 777 para 1.444 registros, um avanço de 85,8%.

Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, os números vão além da estatística. “O Cariri está dando um exemplo claro de que empreender virou parte da identidade regional. Juazeiro do Norte continua sendo destaque, com quase 50% dessas constituições instaladas na região. Comemoramos e parabenizamos todos os empreendedores do Cariri, que contribuem para o desenvolvimento econômico do Ceará”, afirma.

Esse desempenho notável também reflete os avanços promovidos pela Jucec no processo de desburocratização e modernização da abertura de empresas no Estado. Iniciativas de digitalização, orientação e articulação com municípios têm contribuído para criar um ambiente mais favorável à formalização e à inovação no interior cearense. Com um ecossistema cada vez mais fértil, o Cariri se projeta como modelo de desenvolvimento descentralizado, onde empreendedorismo, tradição e tecnologia se encontram para formar um novo ciclo de prosperidade regional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business