turismo náutico

Carnaval em alto-mar deve atrair 40 mil turistas em cruzeiros pelo Brasil

Por Redação - Em 08/02/2026 às 12:01 AM

Brasil Leva “oscar Do Turismo” Como Melhor Destino Para Cruzeiros Da América Do Sul Pela Terceira Vez Consecutiva

Na temporada carnavalesca, dez navios estão previstos para operar ao longo da costa brasileira

O Carnaval de 2026 promete movimentar o turismo náutico no Brasil: cerca de 40 mil pessoas, entre passageiros e tripulantes, devem embarcar em cruzeiros marítimos entre os dias 13 e 23 de fevereiro, de acordo com dados do Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil).

Na temporada carnavalesca, dez navios estão previstos para operar ao longo da costa brasileira, consolidando o feriado como um dos períodos mais intensos para o turismo marítimo nacional.

Além do fluxo de viajantes, o setor deve gerar impacto econômico relevante nos portos e cidades de escala. Um estudo realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) em parceria com a Clia indica que o gasto médio por passageiro pode chegar a R$ 709,47 nas cidades visitadas e R$ 918,15 nos portos de embarque e desembarque, considerando efeitos diretos, indiretos e induzidos sobre a economia local.

Especialistas destacam que esse movimento beneficia setores como comércio, bares, restaurantes, serviços turísticos e transporte, refletindo em renda e ocupação em destinos do litoral durante o período de folia.

O itinerário dos cruzeiros inclui paradas em destinos consagrados, como Angra dos Reis (RJ), Balneário Camboriú (SC), Búzios (RJ), Ilhabela (SP), Maceió (AL), Paranaguá (PR) e Salvador (BA), além de escalas internacionais em Buenos Aires, Montevidéu e Punta del Este, ampliando o alcance turístico da temporada.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business