JUROS ELEVADOS
Cbic reduz projeção de crescimento da construção civil para 1,3% em 2025
Por Redação - Em 28/10/2025 às 12:01 AM

O novo cenário representa forte perda de ritmo em relação a 2024, quando o setor registrou alta de 4,3% FOTO: Freepik
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) revisou para baixo, nessa segunda-feira (27), a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor em 2025, de 2,3% para 1,3%. A entidade atribui a desaceleração à manutenção dos juros elevados, que têm limitado o avanço de novos projetos, a compra de materiais e a contratação de trabalhadores.
O novo cenário representa forte perda de ritmo em relação a 2024, quando o setor registrou alta de 4,3%. Segundo a Cbic, o encarecimento do crédito afeta principalmente os investimentos em infraestrutura e habitação, pilares de sustentação da atividade.
Outras instituições também ajustaram suas previsões ao longo do segundo semestre. Em agosto, o Sinduscon-SP e a Fundação Getulio Vargas (FGV) cortaram a estimativa de crescimento da construção de 3% para 2,2%. Já em setembro, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) reduziu a projeção de alta nas vendas do setor de 2,8% para 1,8%.
Com o crédito restrito e o consumo desaquecido, o setor da construção — responsável por milhões de empregos e por grande efeito multiplicador na economia — encerra o ano sob ritmo moderado, à espera de um ambiente de juros mais favorável para retomar o crescimento em 2026.
Mais notícias
Nesta Segunda




























