EM SÃO LUÍS
CDC participa de assembleia para debater inovação e sustentabilidade portuária
Por Marcelo Cabral - Em 28/07/2025 às 12:29 PM

Representantes de portos, governo e empresas de logística no Porto de Itaqui Foto: Divulgação
O chefe de Gabinete da Presidência da Companhia Docas do Ceará (CDC), Paulo César Moreira de Sousa, representou a instituição na 2ª Assembleia Geral Itinerante da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), realizada no Porto de Itaqui, em São Luís. O encontro reuniu nomes de destaque da governança portuária no Brasil, além de representantes do Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), especialistas do setor e executivos de empresas de logística.
Durante dois dias de intensa troca de conhecimento técnico, a assembleia promoveu debates estratégicos sobre temas estruturantes para o futuro do setor, como reforma tributária, modernização de processos licitatórios, inovação tecnológica e políticas de descarbonização.
“Foram momentos de aprendizado qualificado e articulação institucional, em que ficou evidente o alinhamento da Companhia Docas do Ceará com os grandes temas que hoje pautam a agenda nacional portuária. É gratificante constatar que essas diretrizes estão sendo absorvidas e integradas aos projetos da atual gestão da CDC, liderada pelo diretor-presidente Lúcio Gomes”, afirma Paulo César.
A escolha do Porto de Itaqui como sede do evento reforçou o prestígio da infraestrutura portuária do Maranhão, reconhecida por inovação, sustentabilidade e gestão pública eficiente. A assembleia contou com a presença da presidente em exercício do Porto do Itaqui, Isa Mary Mendonça; da diretora executiva da ABEPH, Gilmara Temóteo; e da chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Portos do MPOR, Marina Cavalini Bailão, além de representantes de diversos terminais portuários de todo o País.
Mais notícias
Orla do Rio em festa




























