CONTROLE sanitário
Ceará adota medidas imediatas após primeiro foco de gripe aviária em criação doméstica
Por Marlyana Lima - Em 19/07/2025 às 5:56 PM

Up Ag 46809 2371ee5d 3837 69e3 3498 5148012b899c
O Ceará registrou seu primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em uma criação de aves domésticas. O foco foi identificado em Quixeramobim, no sertão central do estado, em uma propriedade de subsistência, destinada ao consumo próprio. A ocorrência marca a primeira do tipo no estado.
Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), a propriedade foi isolada e todas as aves foram sacrificadas na manhã de sexta-feira (18). A ação segue os protocolos do Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A confirmação oficial veio após análise de amostras pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), em Campinas (SP). Apesar de o caso só ter sido divulgado neste sábado (19), as autoridades já atuavam no controle do foco. Agora, investigações seguem em propriedades num raio de 10 km da área afetada para rastrear possíveis ligações com outras criações.
A Adagri reiterou que o consumo de carne de aves e ovos segue seguro, inclusive para produtos armazenados em casa ou comercializados regularmente, já que a gripe aviária não é transmitida por meio do consumo.
Mais notícias
Conexão Criativa



























