CONEXÕES INTERNACIONAIS
Ceará expande malha aérea com voos diretos para Foz do Iguaçu e Montevidéu
Por Marcelo Cabral - Em 29/11/2025 às 11:40 AM

Novos voos para o Uruguai e a região da Tríplice Fronteira iniciam neste sábado e vão impulsionar o movimento turístico em todo o Ceará Fotos: Thiago Stille e Thiara Montefusco
O Fortaleza Airport passa a oferecer, a partir deste sábado (29), duas novas ligações aéreas estratégicas: Foz do Iguaçu, na região da Tríplice Fronteira, no Paraná, e Montevidéu, capital do Uruguai. A expansão da malha foi celebrada pelo governador Elmano de Freitas, que destacou o impacto positivo das operações. “Essa expansão reforça nossa estratégia de conectar o Ceará ao Brasil e ao mundo, fortalecendo o turismo, atraindo investimentos e gerando oportunidades para o nosso povo”, afirmou.
Os voos inaugurais para Foz do Iguaçu registraram taxas de ocupação superiores a 90%, demonstrando a forte demanda pelo novo trecho. O titular da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE), Eduardo Bismark, também ressaltou o aspecto assertivo desta iniciativa. “O resultado reflete uma visão estratégica, que amplia o acesso ao Ceará e atrai turistas da Tríplice Fronteira. É um movimento que consolida conexões e torna Fortaleza ainda mais competitiva no cenário turístico nacional e internacional”, ressaltou.
Com o início da operação para Montevidéu, o Ceará soma sete novos voos internacionais desde 2023, com ligações para Buenos Aires, Santiago, Orlando, Lisboa, Paris e Caiena. A ampliação seguirá nos próximos anos: um voo direto para Madri tem estreia prevista para janeiro de 2026.
Mais de 2,7 milhões de visitantes

Kitesurf traz um grande fluxo de visitantes do Brasil e exterior para o Ceará, no segundo semestre
O dinamismo da malha aérea acompanha o vigor do turismo no Estado. Entre janeiro e setembro deste ano, o Ceará recebeu mais de 2,7 milhões de visitantes, movimentando R$ 10,7 bilhões em receitas. No segmento internacional, o avanço é ainda mais expressivo: até outubro, 90.449 turistas desembarcaram em voos diretos, um crescimento de 25,34% em relação ao mesmo período de 2024. O número representa 81% de toda a demanda registrada ao longo do ano passado e supera em 69,13% o desempenho de 2023.
O fluxo crescente também se reflete na oferta aérea. A rota Paris – Fortaleza, por exemplo, teve ampliação de 14% no número de assentos. Ao longo do ano, o Ceará registrou ainda incremento de frequências partindo de Congonhas (São Paulo), São Luís, Teresina, Recife e Manaus.
Para a alta estação – entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026 -, a expectativa é robusta: cerca de 1 milhão de turistas devem visitar o Ceará, número 13,8% superior frente ao do mesmo período anterior. A solenidade de início da operação dos novos voos para Montevidéu – que devem ampliar a chegada de turistas oriundos de ao menos quatro países da América do Sul – Uruguai, Argentina, Chile e Paraguai -, está marcada para as 17 horas de hoje.
Mais notícias
Fashion Night




























