MINISTÉRIO DO TRABALHO

Ceará gera mais de 25 mil empregos formais no 1º semestre de 2025

Por Redação - Em 04/08/2025 às 11:10 PM

Carteira De Trabalho Agência Brasil

Em junho, o estado manteve a tendência de crescimento e criou 7.320 novas vagas formais FOTO: Agência Brasil

O Ceará encerrou o primeiro semestre de 2025 com saldo positivo na geração de empregos formais, registrando 25.812 novas vagas com carteira assinada. O estado teve o segundo melhor desempenho do Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia, que criou 67.533 postos de trabalho. Com isso, o número total de empregos formais no Ceará chegou a 1.434.560.

Os dados, divulgados nesta segunda-feira (4) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que o crescimento foi impulsionado principalmente pelos setores de serviços, construção civil, indústria e comércio. O setor de serviços liderou as contratações no período, seguido pela construção civil, que foi beneficiada por programas habitacionais e investimentos públicos, segundo o governo estadual.

O perfil dos contratados mostra predominância de jovens entre 18 e 24 anos, homens e pessoas com ensino médio completo. O secretário do Trabalho, Vladyson Viana, destacou a importância das políticas públicas na geração de empregos e reforçou a necessidade de ampliar oportunidades para mulheres e pessoas com mais de 50 anos.

Em junho, o estado manteve a tendência de crescimento e criou 7.320 novas vagas formais, com destaque para os setores de serviços, construção, comércio e indústria. O salário médio de admissão no mês foi de R$ 2.008,32, o segundo mais alto da região. Fortaleza foi a cidade com maior saldo de empregos, seguida por Juazeiro do Norte, Aquiraz, Horizonte, São Gonçalo do Amarante e Maracanaú.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business