Ceará Global quer internacionalizar a economia cearense
Por Admin - Em 22/08/2019 às 7:07 PM
O Ceará Global debateu, no Centro de Negócios do Sebrae-CE, alternativas para alavancar a internacionalização da economia cearense. Afinal, as micro e pequenas empresas brasileiras geram 27% do PIB do País, porém representam apenas cerca de 2% das exportações nacionais.
O evento foi aberto pelo superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, e pelo presidente da Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro da Adece, Marcos Pompeu.
Na sequência foi realizada uma exposição sobre “Cooperar para Internacionalizar”, com a participação do presidente da FIEC, Beto Studart; do diretor técnico do Sebrae-CE, Alci Porto, e do vice-presidente da CNC, Luiz Gastão Bittencourt.
Beto Studart falou sobre o mercado global, destacando a importância da ZPE-Ceará como maior instrumento de desenvolvimento do Estado, porém alertou que fora a participação da CSP, as exportações não registraram fortes avanços, demonstrando que as empresas cearenses continuam voltadas ao mercado interno.
Ele disse que é preciso buscar matérias-primas para beneficiá-las aqui. “Precisamos ter essa ousadia, deixar para trás o complexo de inferioridade. Somos capazes, vamos mudar esse perfil. O Ceará está preparado. Nós empresários precisamos nos preparar melhor”, afirmou Beto Studart.
Após o painel, FIEC, Fecomércio Ceará e Sebrae-CE assinaram acordo para a formação de um Fórum Permanente das Câmaras de Comércio Estrangeiras no Ceará cujo principal objetivo será discutir formas de cooperação entre elas e mecanismos de apoio ao processo de internacionalização da economia do Ceará.
Quem também se fez presente no evento, foi o secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, que fez questionamentos sobre quais os principais gargalos que temos frente ao mercado global e como se pode alavancar o processo de internacionalização da economia do Ceará.
“Na manhã de hoje, durante o evento Ceará Global, falei sobre alguns caminhos possíveis e como temos conseguido projetar nosso Estado ao investir de forma sustentável em tecnologia, inovação, logística, educação e em diversas outras áreas estratégicas”, ressaltou Élcio Batista.

Alci Porto, Joaquim Cartaxo, Beto Studart e Luiz Gastão assinaram um acordo de cooperação
Foto: Divulgação
Mais notícias
+ 5,7% em outubro




























