ECONOMIA SUSTENTÁVEL
Ceará lança Plano Estadual de Negócios de Impacto para ser referência nacional
Por Marcelo Cabral - Em 02/10/2025 às 4:32 PM
Na próxima terça-feira (7), o Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), dará um passo decisivo rumo à consolidação do Estado como referência na economia de impacto. Em cerimônia marcada para as 11 horas, na sede da SDE, em Fortaleza, será oficialmente lançado o Plano Estadual de Negócios de Impacto do Ceará (Ceará Edimpacto) – iniciativa estratégica que une prosperidade econômica, responsabilidade social e compromisso ambiental.

Domingos Filho afirma que o novo plano será um grande avanço para o desenvolvimento do Estado Foto: Aldaíla Bongiovi/Portal IN
O evento, promovido em parceria com o Comitê Estadual de Negócios de Impacto (Ceni), contará com a presença de representantes do Governo do Ceará, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), além de líderes do setor privado e da academia. Além da sociedade civil e de instituições que compõem o ecossistema de impacto no território cearense.
Mais do que um plano, o Ceará Edimpacto se apresenta como uma plataforma de governança colaborativa. O objetivo é articular governo, empresas e sociedade em torno de um modelo de desenvolvimento sustentável e inclusivo, capaz de alavancar negócios que conciliem inovação, retorno financeiro e transformação social.
“O documento conduzirá o empreendedor cearense, para que ele possa buscar uma visão estratégica para financiar seus negócios com instrumentos que se desdobram no atendimento ao público de todas as instituições envolvidas neste comitê. Estamos diante de um grande avanço de mais uma política pública que beneficiará nosso País e o Estado do Ceará”, ressaltou o titular da SDE, Domingos Filho.
Instituído pelo Decreto nº 36.101, de 1º de julho de 2024, o Ceni tem como missão estruturar e implementar a Política Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto. A proposta é criar um ambiente propício para o florescimento de novos empreendimentos que tragam soluções sustentáveis e resultados sociais positivos. Além de avaliar e articular ações que fortaleçam esse setor emergente, garantindo que o Ceará não apenas acompanhe, mas lidere o movimento nacional pela economia de impacto.
Mais notícias
Nesta Segunda




























