Boletim FGV
Ceará lidera crescimento econômico no Nordeste em 2024
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 20/03/2025 às 6:01 AM

Desempenho foi impulsionado pelo fortalecimento do setor industrial Foto: Janno Nivergall/Pixabay
O Ceará se consolidou como protagonista no cenário econômico do Nordeste em 2024. Com avanço de 5,5% no acumulado do ano, o estado superou a média nacional, que foi de 3,8%, e destacou-se como o maior crescimento da região.
Os dados são da mais nova edição do Boletim Macrorregional Nordeste, publicado pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV IBRE), com base no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).
“O crescimento da atividade econômica no Ceará foi notabilizado pela expansão da indústria, que cresceu 6,9%. Um grande desempenho na região. Infelizmente, o setor de serviços não cresceu tanto, teve alta de apenas 0,9%, enquanto o comércio varejista cresceu 7,8%”, explica o doutor em economia Flávio Ataliba, coordenador do Centro de Estudos para o Desenvolvimento do Nordeste FGV IBRE.
Conforme disse, se setor serviços tivesse tido um comportamento melhor, o desempenho agregado do Ceará teria sido ainda mais forte. “Haja visto que o setor de serviços na região e no estado responde por 75% da atividade econômica”, pontua.
No geral, o Nordeste registrou crescimento de 4,0% no ano, levemente acima da média brasileira. A região também apresentou resultados expressivos em dezembro: avanço de 4,9% em relação a igual mês de 2023 e alta de 0,6% em comparação ao mês anterior, enquanto a média nacional indicava números mais tímidos, com crescimento de 2,4% interanual e retração de 0,7% na variação mensal. Pernambuco, com crescimento de 4,7% no ano, e Bahia, com 3,1%, também contribuíram para o dinamismo da economia regional.
Desempenho por setor
Na análise setorial, a atividade industrial no Nordeste teve expansão de 2,5%, liderada por Rio Grande do Norte e Ceará, com os maiores crescimentos do Brasil. Já no setor de serviços, Sergipe se destacou com alta de 7,1% no acumulado do ano, enquanto Ceará e Bahia apresentaram desempenhos mais moderados, ambos abaixo da média nacional de 3,1%. O varejo nordestino também foi um ponto forte, com resultados superiores à média brasileira, onde Ceará e Paraíba se destacaram em volume de vendas.
Com sede em Fortaleza, o centro do FGV IBRE no Nordeste tem como proposta fortalecer o desenvolvimento socioeconômico da região, por meio de análises e propostas estratégicas que conectam empresas, governos e universidades, promovendo soluções para o avanço econômico e social do Nordeste.
Mais notícias
Conexão Criativa



























