AMBIENTE DE NEGÓCIOS
Ceará registra a formalização de 12.013 novas empresas apenas em agosto
Por Marcelo Cabral - Em 11/09/2025 às 7:41 PM
O ambiente de negócios no Ceará segue em franca expansão. Apenas em agosto de 2025, o Estado registrou 12.013 novas constituições empresariais, número 20,69% superior ao do mesmo mês do ano anterior, quando foram contabilizadas 9.954 formalizações. O resultado representa 2.059 novos empreendimentos incorporados à economia local.

Setor de Serviços teve a maior expansão no Estado, com 8.478 novos negócios Foto: Freepik
Segundo dados da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), o setor de Serviços liderou a movimentação, com 8.478 novas empresas – um salto expressivo de 32,99% em relação a agosto de 2024. Na sequência aparecem o Comércio, com 2.759 registros, e a Indústria, responsável por 776 novas constituições.
Capital segue na liderança
Fortaleza manteve-se como o principal polo de empreendedorismo do território cearense, com 5.668 novos negócios abertos no período. O ranking é seguido por Caucaia (542), Juazeiro do Norte (461), Sobral (397) e Maracanaú (393), evidenciando a disseminação do dinamismo econômico por diferentes regiões do Estado.
Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, os números revelam uma tendência clara de fortalecimento da cultura empreendedora no Estado. “O desempenho do setor de Serviços mostra a vitalidade da nossa economia e a confiança dos empreendedores em investir no Ceará. Cada vez mais, os cearenses encontram no próprio negócio a realização profissional que, muitas vezes, não alcançaram no regime CLT. Essa busca por autonomia e inovação é o que impulsiona nossa economia”, destaca.
O Governo do Estado, por meio da Jucec, tem implementado medidas para agilizar, desburocratizar e dar mais segurança aos processos de formalização em todo o seu território. Sempre buscando consolidar um ambiente favorável à abertura de empresas e à atração de novos investimentos.
Mais notícias
referência italiana




























