EMPRESÁRIOS JAPONESES
Ceará se destaca em oportunidades de investimento durante encontro em SP
Por Marcelo Cabral - Em 18/07/2025 às 5:34 PM
O Ceará foi um dos protagonistas durante o almoço promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, realizado no Hotel Intercontinental, em São Paulo. O evento reuniu representantes do setor público e empresários japoneses com o objetivo de estreitar laços comerciais e identificar oportunidades de investimento no Estado. Representando o governador Elmano de Freitas, participaram o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, e a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros.

Roseane Medeiros e Domingos Filho participaram do encontro com empresários japoneses em São Paulo Foto: Divulgação/SDE
Com uma apresentação focada no desempenho econômico do Ceará e nas vantagens estratégicas que o Estado oferece, o encontro destacou setores-chave como energias renováveis, mobilidade, industrialização e exportação de frutas e alimentos. O secretário apresentou os avanços estruturais e econômicos do Ceará, ressaltando a expansão do PIB estadual em 2024: 6,49%, quase o dobro da média nacional, de 3,4%. “Com este resultado, o Ceará se lança cada vez mais como um grande polo internacional de investimentos com vantagens que vão desde infraestrutura, logística, fatores climáticos e geográficos, tecnologia e inovação”, afirma Domingos Filho.
Entre os principais ativos apresentados, estiveram o Porto do Pecém, o Fortaleza Airport e o Cinturão Digital – este último com capacidade para suportar 16 cabos submarinos interligando o Ceará ao mundo. Também foram ressaltados projetos estruturantes como a Ferrovia Transnordestina, com seus 608 quilômetros de extensão até o Porto do Pecém, e a instalação da primeira planta-piloto do Brasil para produção de Hidrogênio Verde (H²V) no Estado, além de iniciativas nas áreas de energia eólica, solar e educação.
Para Roseane Medeiros, o evento reforça uma articulação estratégica entre o Ceará e o Japão. “É uma grande satisfação ver o Ceará ter essa aproximação com o consulado japonês, com a Câmara de Comércio Brasil-Japão, fazendo essa articulação que é uma oportunidade para que vejam o potencial que o Estado tem. Temos muitas oportunidades, muita energia renovável, além da questão da logística que nos favorece. Nesse momento estamos procurando parcerias com os japoneses”, explica.
Mais notícias
Conexão Criativa



























