EMPRESÁRIOS JAPONESES

Ceará se destaca em oportunidades de investimento durante encontro em SP

Por Marcelo Cabral - Em 18/07/2025 às 5:34 PM

O Ceará foi um dos protagonistas durante o almoço promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, realizado no Hotel Intercontinental, em São Paulo. O evento reuniu representantes do setor público e empresários japoneses com o objetivo de estreitar laços comerciais e identificar oportunidades de investimento no Estado. Representando o governador Elmano de Freitas, participaram o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, e a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros.

Roseane Medeiros e Domingos Filho participaram do encontro com empresários japoneses em São  Paulo                   Foto: Divulgação/SDE

Com uma apresentação focada no desempenho econômico do Ceará e nas vantagens estratégicas que o Estado oferece, o encontro destacou setores-chave como energias renováveis, mobilidade, industrialização e exportação de frutas e alimentos. O secretário apresentou os avanços estruturais e econômicos do Ceará, ressaltando a expansão do PIB estadual em 2024: 6,49%, quase o dobro da média nacional, de 3,4%. “Com este resultado, o Ceará se lança cada vez mais como um grande polo internacional de investimentos com vantagens que vão desde infraestrutura, logística, fatores climáticos e geográficos, tecnologia e inovação”, afirma Domingos Filho.

Entre os principais ativos apresentados, estiveram o Porto do Pecém, o Fortaleza Airport e o Cinturão Digital – este último com capacidade para suportar 16 cabos submarinos interligando o Ceará ao mundo. Também foram ressaltados projetos estruturantes como a Ferrovia  Transnordestina, com seus 608 quilômetros de extensão até o Porto do Pecém, e a instalação da primeira planta-piloto do Brasil para produção de Hidrogênio Verde (H²V) no Estado, além de iniciativas nas áreas de energia eólica, solar e educação.

Para Roseane Medeiros, o evento reforça uma articulação estratégica entre o Ceará e o Japão. “É uma grande satisfação ver o Ceará ter essa aproximação com o consulado japonês, com a Câmara de Comércio Brasil-Japão, fazendo essa articulação que é uma oportunidade para que vejam o potencial que o Estado tem. Temos muitas oportunidades, muita energia renovável, além da questão da logística que nos favorece. Nesse momento estamos procurando parcerias com os japoneses”, explica.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business