ALTA PERFORMANCE

Ceará supera 132,9 mil novas empresas até 30/11, uma forte expansão de 28%

Por Marcelo Cabral - Em 05/12/2025 às 3:24 PM

O Ceará está se destacando com a alta perfomance econômica em 2025. Segundo um levantamento divulgado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), entre 1º de janeiro e 30 de novembro, foram constituídas 132.901 novas empresas em todo o seu território, resultado que reafirma o vigor do ambiente de negócios no Estado.

Novos supermercados têm se instalado em todo o território cearense         Foto: Douglas Filho/Portal IN

O número representa um crescimento expressivo de 28% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram registrados 103.813 novos estabelecimentos. O avanço reflete não apenas a confiança dos empreendedores na economia local, mas também os efeitos das políticas de desburocratização e modernização do registro empresarial adotadas pelo governo estadual.

A análise setorial reforça a predominância do segmento de Serviços, que permanece como o principal motor da atividade empreendedora no Ceará. Em 2025, foram formalizadas 91.442 novas empresas, ante 67.346 no ano anterior – uma expansão de 35,8%. O Comércio também apresentou desempenho robusto, registrando 32.587 novas aberturas, crescimento de 15,9% em comparação a 2024. Já o setor Industrial contabilizou 8.872 novos registros, alta de 6,4% no período.

Estado competitivo e atrativo

O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, celebrou os resultados e destacou que os indicadores refletem um esforço contínuo para tornar o Ceará cada vez mais competitivo e atrativo para a realização de todos os tipos de investimentos. Desde bares, restaurantes, hotéis, supermercados, farmácias, até empresas de grande porte, como a própria Planta Automomotiva do Ceará (PACE).

“Esse resultado expressivo de 28% de crescimento reflete o ambiente de negócios favorável e a confiança que o empreendedor tem na economia do Ceará. A Jucec tem trabalhado incansavelmente na simplificação de processos e na integração digital, garantindo que abrir uma empresa seja ágil e seguro. Ver o setor de serviços crescer mais de 35%, e a indústria e o comércio acompanharem essa alta, mostra que estamos no caminho certo para gerar mais emprego e renda para a nossa população”, ressaltou.

A Jucec reforça que os dados são atualizados permanentemente e que o sistema de registro digital permanece disponível 24 horas por dia, permitindo que novos empreendedores formalizem seus negócios de forma rápida, eficiente e de qualquer região do território cearense.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business