
INOVAÇÃO INDUSTRIAL
Ceará tem aprovação recorde no Smart Factory e projetos levam R$ 12 milhões
Por Marcelo Cabral - Em 24/06/2025 às 1:22 PM

Paulo Holanda comanda as ações do Sesi e do Senai no território cearense Foto: Divulgação
O Ceará atinge posição de destaque no cenário da inovação industrial brasileira com a aprovação de 20 projetos no edital Smart Factory – Finep/2025, que receberão R$ 12 milhões em recursos não reembolsáveis. Foi o mais expressivo resultado entre todas as unidades da federação. Dos 39 projetos contemplados em todo o Brasil, mais de 50% têm origem cearense, em uma das iniciativas mais relevantes da Plataforma Inovação para a Indústria, promovida em parceria entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Senai Nacional.
Destinado ao estímulo de soluções tecnológicas voltadas para micro, pequenas e médias empresas industriais (MPMEs), o programa tem como foco a validação prática de tecnologias da chamada Indústria 4.0, com aplicações diretas em automação inteligente, inteligência artificial, controle de processos, rastreabilidade por RFID, entre outras inovações disruptivas. E a conquista cearense foi tão expressiva, que o segundo colocado, Goiás, conseguiu aprovar seis projetos, enquanto Distrito Federal e Rio Grande do Sul aprovaram apenas dois, cada.
Segundo o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante, o feito é resultado de uma estratégia consistente de valorização da inovação como pilar central do desenvolvimento. “A aprovação de 20 projetos reforça o compromisso com a inovação como eixo estruturante do desenvolvimento industrial. É uma conquista que evidencia a capacidade técnica das nossas instituições e empresas, e consolida o Ceará como referência nacional em soluções acessíveis e escaláveis para a Indústria 4.0″, afirma.
Investimento, impacto e transformação produtiva
As propostas vencedoras foram articuladas pelo Instituto Sesi Senai de Tecnologia do Ceará (ISST-CE), em estreita colaboração com startups de base tecnológica e empresas locais, reforçando o ecossistema de inovação do Estado. O resultado não apenas comprova a capacidade técnica da indústria cearense, como também posiciona o Ceará como destaque em soluções industriais de alto impacto e escalabilidade.
Os projetos cearenses começam a ser executados a partir do próximo mês de agosto. A expectativa é beneficiar diretamente mais de 700 empresas industriais cearenses, por meio da implementação e validação das tecnologias em ambientes reais de produção – promovendo ganhos expressivos de produtividade, eficiência e qualidade.
Para o diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda, a conquista reflete um série de ações assertivas e inovadoras. “Essa conquista demonstra o alinhamento do Senai Ceará com os desafios da nova indústria, colocando nosso Estado na vanguarda da inovação aplicada. Com o apoio do presidente Ricardo Cavalcante, estamos ajudando a ampliar a competitividade do setor produtivo, transformando conhecimento em soluções reais para a indústria cearense”, explica.
Caminhos da digitalização inteligente
A chamada Smart Factory integra o Programa Brasil Mais Produtivo, iniciativa que visa catalisar a transformação digital das MPMEs em todo o território nacional. Os projetos cearenses se destacaram entre centenas de propostas apresentadas ao edital, tendo sido avaliados por critérios rigorosos de mérito técnico, viabilidade e alinhamento com os desafios contemporâneos da digitalização industrial.
Mais notícias


em São Paulo
