Gulfood 2026

Ceará vai a Dubai para consolidar estado como referência brasileira em carne Halal

Por Julia Fernandes Fraga - Em 25/01/2026 às 6:39 PM

Gulf Food 2024

Gestão será representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Foto: Reprodução/MEPrinter

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE) confirmou participação na Gulfood 2026, maior feira de alimentos Halal do mundo, reforçando a estratégia do governador Elmano de Freitas (PT) para internacionalizar o agronegócio cearense. O evento acontece de 26 a 30 de janeiro, no Dubai World Trade Centre, nos Emirados Árabes Unidos.

Com mais de 5 mil expositores de cerca de 190 países, a Gulfood é considerada uma vitrine global para produtores, exportadores, importadores e grandes compradores do setor de alimentos e bebidas. O mercado Halal, que movimenta mais de US$ 2 trilhões ao ano, mantém alta demanda por proteínas certificadas — especialmente ovinos e caprinos — segmento no qual o Ceará vem ganhando relevância.

Ceará na feira

A presença cearense na Gulfood ocorre em um momento de consolidação do estado como fornecedor estratégico de carne Halal. Condições climáticas favoráveis, experiência produtiva no semiárido, logística internacional e políticas públicas de atração de investimentos têm fortalecido esse posicionamento.

A delegação é conduzida pelo secretário do Agronegócio, Silvio Carlos Ribeiro Vieira Lima, que terá uma agenda voltada a reuniões com empresas internacionais de importação e exportação de carne Halal e encontros com instituições governamentais e entidades do Oriente Médio. O foco é ampliar o acesso do Ceará a um mercado considerado bilionário e estratégico. 

A SDE terá também um estande exclusivo – sob responsabilidade da Agência Ad3 Marketing e seu CEO Carlos Henrique Carvalho – dedicado ao Cluster Halal de Ovinos e Caprinos, iniciativa que reúne produtores, frigoríficos, certificadoras, empresas de logística, o Porto do Pecém e órgãos reguladores.

O Porto, inclusive, participará diretamente, destacando sua rota para mercados internacionais, enquanto a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) atuará na apresentação dos padrões sanitários exigidos pelos países importadores.

Entre os projetos que sustentam a estratégia cearense está o investimento do Grupo Vicunha, que implanta em Tauá um frigorífico com certificação Halal voltado à exportação. O empreendimento é apontado como um marco para a cadeia produtiva de ovinos e caprinos, com potencial de gerar emprego, renda e ampliar o valor agregado no estado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business