TURISMO EM ALTA

Ceará visa internacionalizar o aeroporto de Jeri e amplia rotas aéreas globais

Por Marcelo Cabral - Em 27/10/2025 às 7:07 PM

Eduardo Bismarck tem trabalhado forte na divulgação do destino Ceará                 Foto: Aldaila Bongiovi

O turismo cearense vive um momento de franca expansão, impulsionado por uma estratégia integrada de promoção internacional conduzida pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur-CE). O trabalho de divulgação do destino em grandes feiras e roadshows no Brasil e exterior vem consolidando o Estado como um dos principais polos turísticos do País.

Até o final deste ano, o Fortaleza Airport deverá receber dois novos voos internacionais, enquanto a internacionalização do Aeroporto Regional de Jericoacoara entra em sua fase final de homologação – um marco que promete expandir ainda mais a conectividade do Ceará com o mundo.

De acordo com o titular da Setur-CE, Eduardo Bismarck, a homologação do terminal de Jericoacoara depende da realização do leilão de concessão dentro do programa AmpliAr, do Governo Federal.
Com a autorização definitiva, o aeroporto – que atende a uma das dez praias mais belas do mundo, segundo o The New York Times -, estará apto a receber voos regulares da Argentina, Espanha, Chile, Portugal e Uruguai, fortalecendo o destino como referência global de turismo de experiência e natureza.

Fortaleza em rota de ascensão

A capital cearense também experimenta um expressivo crescimento em sua malha aérea internacional, favorecida pela posição estratégica do Fortaleza Airport, porta de entrada do Nordeste brasileiro.
A Latam Airlines Brasil ampliou em 15% o número de operações na cidade, enquanto a Gol Linhas Aéreas registrou um crescimento de 33% neste segundo semestre, com novas rotas ligando Fortaleza a Buenos Aires, Miami e Montevidéo.

O Governo do Ceará mantém uma política diferenciada de ICMS sobre o querosene de aviação (QAv), há oito ano, medida que tem se mostrado determinante para atrair novas companhias aéreas. A iniciativa oferece previsibilidade e segurança jurídica, estimulando a competitividade e criando um ambiente propício à expansão das rotas.

Novas negociações e conexões globais

Atualmente, o Estado negocia com grandes companhias internacionais, como Emirates, Ethiopian Airlines, Air Maroc, ITA Airways e Turkish Airlines, em parceria com a Fraport Brasil, que administra o aeroporto da Capital, e com a Embratur. As conversas buscam a implantação de novos voos diretos para Itália, Chile, Colômbia e Panamá, reforçando a integração aérea do Ceará com os principais Hubs das Américas e da Europa.

A ampliação da malha internacional já tem um novo marco definido: em janeiro de 2026, a Iberia Airlines iniciará três voos diretos semanais entre Madri e Fortaleza, fortalecendo o acesso a diversas cidades europeias. A capital da Espanha é um dos principais Hubs aéreos do continente europeu, e a nova rota representará um avanço estratégico na consolidação de Fortaleza como centro de conexão internacional e referência em turismo premium no Nordeste.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business