INVESTIMENTOS ESTRATÉGICOS
Chamada Nordeste anuncia R$ 10 bi para acelerar a inovação e a reindustrialização
Por Marcelo Cabral - Em 13/08/2025 às 1:46 PM

Ricardo Cavalcante destacou a relevância dos recursos para investimentos Fotos: Gecom/FIEC
Em um encontro de peso realizado nesta terça-feira (12), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), as principais instituições de financiamento federais apresentaram a Chamada Nordeste – iniciativa que disponibiliza, inicialmente, R$ 10 bilhões para fomentar investimentos industriais na região, com foco em inovação tecnológica, desenvolvimento sustentável e reindustrialização.
O programa é conduzido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Banco do Brasil (BB), Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Consórcio Nordeste.
Potencial estratégico e crédito acessível
Durante o evento realizado na Casa da Indústria, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, ao lado de representantes das instituições participantes, detalhou as linhas temáticas da chamada, voltada para projetos em áreas estratégicas do Nordeste. O encontro reuniu empresários, dirigentes sindicais, acadêmicos e lideranças setoriais.
“Estamos sempre falando da Nova Indústria, do movimento de reindustrialização no Brasil, mas também é importante discutir recursos, fundos e outras condições para que possamos ter crédito mais barato. Estamos aqui com uma gama de bancos e pessoas que possuem esses recursos e precisamos entender como os projetos devem ser feitos”, afirma Cavalcante.
A Chamada Nordeste apoiará iniciativas em cinco eixos prioritários: Energias Renováveis (com foco em armazenamento), Bioeconomia (em fármacos), Descarbonização (em Hidrogênio Verde), Data Center Verde e Setor Automotivo, incluindo máquinas agrícolas. Entre as possibilidades de financiamento estão a aquisição de máquinas e equipamentos, implantação de infraestrutura física, laboratórios e plantas industriais, além do custeio de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Representantes das instituições financeiras e da FIEC no evento de apresentação da Chamada Nordeste
Sinergia com projetos já em curso no Ceará
Segundo presidente da FIEC, as áreas contempladas estão alinhadas a vocações estratégicas do Nordeste e, em especial, a ações que já avançam no Ceará. Dentre as principais, destaque para a produção de Hidrogênio Verde (H²V) no Complexo do Pecém, além da instalação de centros de processamento de dados e cabos de fibra óptica.
“Ainda tem muita coisa para trazer ao Ceará e essa ação que estamos iniciando aqui vai atrair muitas empresas. Existem grandes oportunidades e não podemos perder essas chances por falta de recursos”, reforça Ricardo Cavalcante. Durante a apresentação, a analista de Fomento da Finep no Nordeste, Rafaelly Fortunato, esclareceu o funcionamento da chamada e destacou o papel de cada instituição na estruturação e avaliação das propostas.
Adesão e prazos
A iniciativa contou, no Ceará, com a articulação da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec) do Senai Ceará, da Assessoria para Transição Energética do Senai Ceará e da Gerência de Sustentabilidade da FIEC. Podem participar empresas brasileiras e cooperativas que já atuam ou planejam atuar em estados do Nordeste, nas áreas temáticas definidas.
As propostas devem ser submetidas até o próximo dia 15 de setembro pelo site oficial da Finep (http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/759). Os interessados podem conferir o edital completo no link: https://www.gov.br/sudene/pt-br/assuntos/chamada-nordeste/arquivos/edital_chamada_nordeste.pdf.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























