tecnologia

China cobra segurança jurídica em negociação sobre futuro do TikTok nos EUA

Por Redação - Em 26/12/2025 às 8:00 AM

Tiktok New Feature

O impasse ocorre às vésperas do novo prazo legal para um possível banimento do TikTok, marcado para 23 de janeiro

O governo da China afirmou, nessa quinta-feira (25), que espera que as negociações envolvendo o futuro das operações do TikTok nos Estados Unidos respeitem a legislação chinesa e considerem os interesses de todas as partes envolvidas. A declaração foi feita pelo Ministério do Comércio, em meio ao avanço de acordos que transferem o controle do aplicativo no mercado norte-americano.

Na semana passada, a ByteDance, controladora do TikTok, firmou compromissos vinculantes para repassar a gestão das operações nos EUA a um consórcio de investidores locais, do qual a Oracle faz parte. A iniciativa busca evitar a proibição do aplicativo no país, tema que tem gerado tensões regulatórias e comerciais entre Washington e Pequim.

Segundo o porta-voz He Yongqian, a China espera reciprocidade do governo norte-americano, com a manutenção de um ambiente de negócios previsível e não discriminatório para empresas chinesas que atuam nos Estados Unidos.

O impasse ocorre às vésperas do novo prazo legal para um possível banimento do TikTok, marcado para 23 de janeiro. A data foi estendida após decisão do presidente Donald Trump, que condicionou a continuidade do aplicativo à venda da maior parte de seus ativos nos EUA a uma entidade aprovada pelas autoridades americanas.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business