RELAÇÕES COMERCIAIS

China critica ameaça de Trump sobre tarifas a países do Brics

Por Redação - Em 07/07/2025 às 2:21 PM

Brics Cúpula No Rio De Janeiro Foto Agência Brasil

O bloco Brics, formado atualmente por 11 países do Sul Global, realiza sua 17ª cúpula no Rio de Janeiro FOTO: Agência Brasil

A China reagiu nesta segunda-feira (7) às declarações do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou impor uma tarifa adicional de 10% a países alinhados ao Brics. Pequim classificou o uso de tarifas como “instrumento de coerção e pressão”.

“A cooperação entre os países do Brics é aberta, inclusiva e não visa nenhum país em particular”, afirmou a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning. Ela destacou ainda que a China é contrária a guerras comerciais e que medidas unilaterais, como tarifas arbitrárias, não favorecem nenhuma nação.

No domingo (6), Trump afirmou em sua rede Truth Social que não haverá exceções à nova tarifa proposta. “Qualquer país que se alinhe com as políticas antiamericanas dos Brics deverá pagar uma tarifa adicional de 10%”, escreveu.

O bloco Brics, formado atualmente por 11 países do Sul Global, realiza sua 17ª cúpula no Rio de Janeiro. Os presidentes da China, Xi Jinping, e da Rússia, Vladimir Putin, participam por videoconferência. (Agência Brasil)

Mais notícias

Ver tudo de IN Business