PRODUÇÃO DE VEÍCULOS

China e Brasil abrem diálogo para evitar falta de chips na indústria automotiva

Por Redação - Em 02/11/2025 às 12:01 AM

Alckmin Inaugura Zona De Processamento De Exportação No Mato Grosso

O anúncio foi feito nesse sábado pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin

O governo chinês vai abrir canais de diálogo com o setor automotivo brasileiro para evitar um possível desabastecimento de chips usados na produção de veículos. O anúncio foi feito nesse sábado (1º) pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, após reunião com o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao.

Segundo Alckmin, a medida busca preservar a cadeia produtiva nacional, que emprega cerca de 1,3 milhão de trabalhadores e movimenta setores como o siderúrgico, químico e de borracha. “Vamos seguir o caminho do diálogo e da cooperação, conforme orientação do presidente Lula, garantindo emprego e renda”, afirmou.

O alerta para o risco de interrupção no fornecimento de chips foi feito recentemente pelo presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Igor Calvet. Ele destacou que a escassez poderia afetar toda a cadeia automotiva, incluindo carros de passeio, caminhões e máquinas industriais.

A preocupação ganhou força após o governo holandês assumir o controle da fabricante de semicondutores Nexperia, subsidiária de um grupo chinês, o que levou Pequim a impor restrições à exportação de componentes eletrônicos. O novo diálogo entre Brasil e China busca minimizar os efeitos dessas tensões geopolíticas sobre a indústria nacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business