TARIFAS

China e EUA confirmam acordo comercial após conversa entre Trump e Xi Jinping

Por Redação - Em 12/06/2025 às 11:56 AM

China E Estados Unidos Eua

Autoridades de ambos os lados afirmam que o diálogo continuará para garantir o avanço e a facilitação do comércio entre as duas nações

Nesta quinta-feira (12), a China confirmou o acordo comercial anunciado pelo presidente dos EUA, Donald Trump, ressaltando a importância do cumprimento do consenso firmado entre os dois países. O acordo, resultado de uma conversa telefônica recente entre Trump e o presidente chinês Xi Jinping, representa uma pausa na guerra comercial entre as maiores economias do mundo.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, afirmou que o país sempre cumpriu seus compromissos e que agora ambas as partes devem seguir o acordo. A negociação ocorreu após um impasse que surgiu pouco depois do acordo preliminar fechado em Genebra, sendo retomada em conversas posteriores em Londres.

O acordo inclui a redução parcial das tarifas aplicadas bilateralmente, mas detalhes sobre a implementação ainda não foram divulgados. Trump destacou que os EUA receberão 55% das tarifas, enquanto a China ficará com 10%. O governo chinês confirmou que continuará avaliando rigorosamente as exportações de terras raras, sem divulgar números específicos.

Autoridades de ambos os lados afirmam que o diálogo continuará para garantir o avanço e a facilitação do comércio entre as duas nações.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business