
COMÉRCIO EXTERIOR
China vê avanço em relação com EUA após alívio em restrições à Nvidia
Por Redação - Em 18/07/2025 às 12:17 PM

Os Estados Unidos iniciaram o alívio de restrições sobre a exportação de chips H20 da Nvidia, resultado de entendimentos bilaterais em Londres
O Ministério do Comércio da China afirmou nesta sexta-feira (18) que os Estados Unidos iniciaram o alívio de restrições sobre a exportação de chips H20 da Nvidia, resultado de entendimentos bilaterais em Londres. A medida é vista por Pequim como sinal de retomada de uma cooperação econômica mais equilibrada entre os dois países.
Segundo o ministério, a China está cumprindo sua parte ao aprovar licenças de exportação de itens sensíveis e defendeu a construção de um ambiente favorável para empresas de ambos os lados. O governo chinês criticou políticas de contenção econômica e voltou a pedir que Washington abandone o que classificou como “mentalidade de soma zero”.
Pequim também reagiu a tarifas impostas pelo Canadá sobre produtos com aço chinês, acusando o país de violar regras da Organização Mundial do Comércio. Para o governo chinês, a decisão canadense prejudica relações comerciais e ignora que as dificuldades do setor siderúrgico local estão ligadas a tarifas americanas, não à concorrência chinesa.
A China advertiu que poderá adotar contramedidas para proteger seus interesses caso Ottawa mantenha as restrições.
Mais notícias


Poética visual
