Energia limpa
Cidades cearenses se sobressaem na geração de energia eólica no Brasil
Por Anchieta Dantas Jr. - Em 18/03/2025 às 6:00 AM

Dados da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica) revelam que Trairi é a cidade com maior produção de energia eólica no Ceará, com 768 Megawatts (MW) de capacidade instalada, ocupando a décima posição no ranking dos maiores municípios brasileiros na geração dessa fonte de energia.
Na liderança nacional está a Bahia, com as cidades de Morro do Chapéu, Sento Sé e Gentio do Ouro nas três primeiras colocações.
Em território cearense, após Trairi, os municípios de Itarema e Icapuí concentram a maior capacidade instalada de produção de energia eólica. Juntos, essas três localidades acumulam mais de 1,3 Gigawatt (GW) de potência.
Confira abaixo o ranking estadual dos dez municípios com a maior capacidade instalada em energia gerada a partir dos ventos, segundo a Abeeólica:
-
- Trairi (768 MW);
- Itarema (285,3 MW);
- Icapuí (282,6 MW);
- Aracati (276,4 MW);
- Amontada (212,1 MW);
- Acaraú (155,8 MW);
- Fortim (123 MW);
- Ubajara (111,2 MW);
- Camocim (105 MW); e
- Tianguá (84,4 MW).
Situação dos parques eólicos no Estado
De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ceará contabiliza 172 empreendimentos de energia eólica. Desse total, 102 encontram-se em operação, com outros 70 se dividindo entre parques em fase de construção e os que estão outorgados, ou seja, possuem autorização, mas a construção ainda não foi iniciada.
Mais notícias
Conexão Criativa



























