RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Cimento Apodi lidera iniciativa visando à prevenção de doenças sazonais no Ceará

Por Marcelo - Em 13 de março de 2021

A Cimento Apodi está à frente de uma iniciativa que tam a participação de outras empresas, visando a evitar que outras doenças sazonais possam agravar ainda mais a lotação nos hospitais cearenses. Afinal, as chuvas estão chegando e o acúmulo de água e as doenças comuns do período, como a dengue, que registrou aumento de 21,9% no número de casos no Estado entre janeiro a setembro de 2020, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Apodi promove ações para prevenir a disseminação da dengue                         Foto: Divulgação

Em meio a uma conjuntura de crise sanitária, como a que o Brasil está vivendo atualmente, com a pandemia de Covid-19, ter uma alta demanda hospitalar por outras enfermidades pode tornar o problema ainda mais grave. Na cidade de Quixeré, situada a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, o trabalho conjunto de empresas, empreendedores e a prefeitura local busca mudar este cenário por meio do Comitê Empresa-Comunidade.

Idealizado pela Cimento Apodi em 2019 como canal de diálogo entre a empresa e as comunidades do seu entorno, o comitê realiza reuniões no primeiro trimestre do ano, para que pequenos comerciantes (donos de restaurantes, borracharias), representantes da comunidade, Scatec Solar e Prefeitura Municipal definam ações de limpeza de áreas comuns ou desocupadas. O objetivo é evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti e de outras doenças decorrentes do acúmulo de lixo, contribuindo com a gestão de saúde pública, já fragilizada pela pandemia.

“A própria comunidade demandou a necessidade de limpeza das áreas a fim de remover resíduos e identificar pontos de acúmulo de água. Entre as ações já realizadas com apoio da Prefeitura, estão a limpeza de ruas das comunidades como Bonsucesso e Baixa do Félix. para retirada de entulhos, mato e lixo em geral; visitas de agentes de endemias a casas que tenham sido localizados focos de mosquito e entrega de placas avisando sobre a proibição de colocar lixo ali”, disse a coordenadora de Meio Ambiente da Cimento Apodi, Rosineide Matoso.

Realizamos recentemente uma oficina para confecção de tambores artesanais, feito de pneus, com orientações para empreendedores locais sobre como fazer a coleta seletiva. A Prefeitura também deve realizar obras de pavimentação e drenagem em pontos críticos de alagamento nas comunidades, após análise. É uma força tarefa para manter a comunidade limpa e mais segura, especialmente agora que vivemos um momento onde todo cuidado com a saúde é necessário”, explicou Rosineide.

Os caminhoneiros são o público de outra iniciativa chamada “Projeto Ambiente Limpo”. Mensalmente, a Cimento Apodi convida os motoristas a fazerem a coleta seletiva de resíduos no pátio da fábrica em Quixeré (onde estacionam), dando também orientações de educação socioambiental, incluindo temas como o combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. Por serem um grupo que não para suas atividades durante a pandemia, são vulneráveis e necessitam de informações e cuidados especiais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business