PERSPECTIVAS PARA 2026

CIN realiza evento estratégico para as relações comerciais entre Brasil e China

Por Marcelo Cabral - Em 05/02/2026 às 1:47 PM

O Centro Internacional de Negócios (CIN), em parceria com a Câmara Chinesa de Comércio do Brasil, realizou nesta quinta-feira (5) o evento ‘Oportunidades de Negócios Brasil – China: Panorama 2026’. O encontro reuniu empresários, empreendedores e profissionais interessados em compreender, de forma prática e estratégica, as tendências que devem orientar as relações comerciais entre os dois países nos próximos anos.

Integrantes da Câmara Chinesa e da FIEC debateram temas relevantes              Fotos: José Sobinho/FIEC

Com foco em conteúdo qualificado e troca de experiências, o evento realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), teve como objetivo apresentar um panorama atualizado do cenário econômico e comercial Brasil – China, além de estimular o networking e o fortalecimento de parcerias empresariais. A proposta foi oferecer subsídios concretos para empresas que buscam ampliar ou estruturar sua atuação no mercado chinês, seja por meio da exportação ou da importação.

A abertura foi conduzida por Karina Frota, gerente do CIN e presidente do Conselho de Relações Internacionais da FIEC. Na sequência, especialistas convidados aprofundaram temas centrais do comércio bilateral, abordando desafios regulatórios, entraves logísticos e estratégias para ampliar negócios com a China.

Debates relevantes

Participaram dos painéis Amanda D’Ávila, representante da Câmara Chinesa de Comércio do Brasil; Vanessa Holanda, da Comexjus; e Gabriela Marcondes, da NT Cargo. As painelistas compartilharam análises sobre o ambiente regulatório, comercial e logístico, além de orientações práticas para empresas interessadas em internacionalizar suas operações.

Karina Frota ressaltou o trabalho do CIN no apoio aos empresários

Durante o evento, Karina Frota destacou o papel estratégico do CIN no apoio à indústria cearense. “Nosso objetivo, no âmbito internacional da Federação, é apresentar oportunidades concretas para a indústria local e apoiá-la em sua inserção internacional, seja por meio da exportação ou da importação como estratégia competitiva”, afirmou.

A gestora também ressaltou a evolução institucional do CIN nos últimos anos. “Ao assumir a presidência da FIEC, o presidente Ricardo Cavalcante nos lançou o desafio de fortalecer o apoio ao empresário que utiliza a importação de matérias-primas e insumos como parte essencial do seu processo produtivo. Fomos a primeira federação da indústria do Brasil a instituir, no âmbito da presidência, uma área dedicada à importação, ampliando o alcance do Centro Internacional de Negócios”, ressaltou Karina Frota.

Ao reunir conteúdo técnico, visão estratégica e articulação institucional, o evento reforçou o posicionamento do CIN/FIEC como um dos principais vetores de apoio à internacionalização da indústria cearense, em um contexto de crescente relevância das relações econômicas entre o Brasil e a China.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business