BRAZIL CONFERENCE 2022

Ciro afirma que pretende reequilibrar o câmbio e a área fiscal caso seja eleito

Por Marcelo - Em 11/04/2022 às 11:51 AM

O pré-candidato do PDT à Presidência da República nas Eleições 2022, o ex-ministro e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, participou neste domingo (10), da oitava edição da Brazil Conference, que foi realizada no Hyatt Regency Cambridge, na cidade norte-americana de Boston e contou com a presença de centenas de estudantes, executivos e gestores de grandes empresas globais.

Ciro Gomes realizou uma palestra durante a Brazil Conference, nos EUA           Foto: Divulgação

Dentre os principais temas debatidos durante o evento estavam política, economia, cultura e sociedade. Enfático em suas declarações, Ciro afirmou que se for eleito pretende revogar o Teto de Gastos para investir mais fortemente na educação. E que vai remodelar o modelo econômico, a seu ver equivocado, que vem sendo repetido por todos os presidentes desde Fernando Henrique Cardoso.

Principalmente a questão do câmbio flutuante e destaca que é necessário um maior estímulo para promover o desenvolvimento do setor industrial brasileiro. Ele ainda defendeu uma criteriosa administração dos juros, por meio de uma equação fiscal sustentável, bem como cobrar impostos sobre lucros de dividendos de grandes empresários.

“Não entendo como não se pode cobrar uma tarifa de 0,5% a 1,5% de alíquota, que a meu ver é bastante modesta, de forma progressiva, sobre grandes patrimônios, acima de R$ 20 milhões? Eu cobrei, quando era ministro da Fazenda e, desta forma, haveria uma arrecadação significativa por parte do Estado”, destacou.

E destacou que, em sendo eleito, vai promover um equilíbrio das taxas de câmbio, bem como abrir um amplo debate com estados e municípios, no sentido de promover um reequilíbrio das contas públicas. “Que, atualmente, estão totalmente desestruturadas, por causa desse desgoverno federal que aí está”, afirmou.

Roberto Cláudio E Ciro

Sem poupar críticas a seus adversários no primeiro turno das eleições de outubro, o ex-governador do Ceará ressaltou que a gestão de Bolsonaro é indizível e que as últimas declarações de Lula foram completamente sem nexo. E que Moro é “um inimigo da República e se tivesse participado do painel de sábado, do qual Moro foi um dos palestrantes, o menor adjetivo que eu daria ao ex-ministro da Justiça seria bandido”, salientou Ciro Gomes.

Quem também esteve, este fim de semana, em Boston, participando da “Brazil Conference”, foi o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio. “Uma inciativa conjunta das excelentes universidades de Harvard & MIT. Oportunidade única de discutir o presente e o futuro do Brasil, com a participação de lideranças políticas nacionais, autoridades do judiciário brasileiro, acadêmicos, artistas e intelectuais. E ainda assisti a uma brilhante, corajosa e inspiradora fala do amigo Ciro Gomes, que foi muito aplaudida”, comentou Roberto Cláudio.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business