MISSÃO INTERNACIONAL
CNI lidera grupo de 141 empresas e entidades em ofensiva contra tarifaço
Por Redação - Em 03/09/2025 às 5:01 AM

Objetivo é mostrar os impactos negativos das tarifas impostas por Donald Trump e defender a manutenção de um ambiente comercial mais equilibrado
Uma comitiva liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) desembarcou em Washington nesta semana para tentar reverter as tarifas impostas aos produtos brasileiros. A delegação reúne 141 representantes de empresas e entidades, entre brasileiros e americanos.
Na agenda, estão reuniões com parlamentares no Capitólio, encontros com empresários locais, uma audiência pública no USTR (United States Trade Representative) sobre a investigação 301 — que acusa o Brasil de práticas comerciais desleais — e uma recepção na Embaixada do Brasil.
Do lado brasileiro, participam 38 empresas, entre elas Embraer, M. Dias Branco, Raízen, Alcoa, CSN, Weg, Caterpillar e Tramontina, além de 24 entidades setoriais como a Abiec (carnes), Abic (café) e Abit (têxtil). Também estão presentes 10 federações e confederações, incluindo Fiesp, Firjan e CNA.
O grupo americano soma 50 representantes do setor privado, com nomes como Cargill, JBS USA, Dow, Kimberly-Clark, Merck, Solvay e Caterpillar, além de conselhos e associações comerciais.
Segundo a CNI, o objetivo é reforçar a importância da parceria econômica entre Brasil e Estados Unidos, mostrar os impactos negativos das tarifas e defender a manutenção de um ambiente comercial mais equilibrado.
Mais notícias
Recesso próximo




























