Economia verde
CNI projeta R$ 40 bilhões no PIB e 312 mil empregos com desenvolvimento sustentável da Amazônia
Por Redação - Em 10/11/2025 às 12:00 PM

A CNI destaca o potencial da indústria e da Amazônia para impulsionar um novo ciclo de prosperidade sustentável no Brasil FOTO: Agência Brasil
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta que transformar a Amazônia em vetor do desenvolvimento sustentável pode adicionar R$ 40 bilhões ao Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e criar 312 mil empregos. As estimativas fazem parte do SB COP Legacy Report, documento que será apresentado nesta segunda-feira (10) durante a COP30, em Belém (PA).
O estudo é fruto da Sustainable Business COP (SB COP), iniciativa lançada pela CNI neste ano para fortalecer a participação do setor produtivo nas discussões sobre mudanças climáticas e economia verde. O relatório consolida o trabalho de oito grupos temáticos, que abordaram desde bioeconomia e transição energética até finanças sustentáveis e empregos verdes.
Segundo a CNI, a SB COP reuniu mais de 40 milhões de empresas em 60 países e catalogou 600 casos de sucesso que comprovam a viabilidade de soluções sustentáveis lideradas pelo setor privado.
O documento também traz reflexões sobre saúde e contabilidade de carbono (carbon accounting) — áreas consideradas estratégicas para a mensuração e o financiamento da descarbonização.
A COP30, que busca avançar na implementação de metas climáticas e fontes de financiamento internacional, ocorre em meio a um cenário de crise no multilateralismo e de metas ambientais ainda distantes.
Com o relatório, a CNI quer reforçar o papel da indústria brasileira como agente de transformação econômica e ambiental, destacando que a Amazônia pode ser o motor de um novo ciclo de prosperidade sustentável para o país.
Mais notícias
Registro Natalino



























