potência econômica
Colombo Cialdini projeta 40 mil empregos com o Fortal 2025 e reforça impacto no PIB de Fortaleza
Por Marlyana Lima - Em 24/07/2025 às 6:27 PM

Colombo Cialdini, sócio-fundador e diretor do Fortal, destaca a relevância o evento para o Estado – Foto: Robyson Alves / Portal IN
Fortaleza já vive o clima de uma das maiores festa do Brasil com o início da 32ª edição do Fortal. Com um público fiel e estrutura consolidada ao longo de mais de três décadas, o evento promete movimentar fortemente o turismo, os serviços e o entretenimento no Ceará, com impacto direto na economia da capital.
A festa acontece novamente na Cidade Fortal, localizada no bairro Manoel Dias Branco. Com 25 hectares totalmente iluminados, o local reúne áreas consagradas como o Corredor da Folia, o Camarote Mucuripe, o Palco Arena e os Camarotes Corporativos.
Além dos espaços para o público, a estrutura oferece suporte completo com praça de alimentação, três ambulatórios com UTIs móveis, 500 banheiros químicos, 20 geradores de grande porte e um estacionamento para 10 mil veículos, sendo 6 mil vagas destinadas ao público em geral e 4 mil ao setor de camarotes.
“Contamos com uma cidade cenográfica que compreende uma área de 25 hectares, 100% iluminada, com várias propriedades, como arena 93, onde se situa o palco arena, amplo circuito dos blocos com seus trios elétricos, o Camarote Mucuripe, de padrão internacional, além do corredor da folia, com camarotes corporativos e particulares. Toda a estrutura é pensada cuidadosamente para dar o maior conforto, segurança e tranquilidade aos foliões que participam desta edição”, destaca Colombo Cialdini, sócio-fundador e diretor do Fortal.
Importância do evento para o Estado

Fortal impacta diretamente 54 setores da economia e representa 13,7% do PIB da cidade no período
Cialdini também ressalta a relevância econômica e social do evento para o estado. “A previsão para este ano é de que a ocupação hoteleira chegue a 98%, pois, conforme anunciado pelos órgãos oficiais, Fortaleza é o destino mais procurado para a alta estação e o Ceará deverá receber entre 500 e 600 mil turistas no mês de julho, cuja maior concentração será no período do evento. Além disso, o Fortal impacta diretamente 54 setores da economia, principalmente o de serviços, gerando aproximadamente 40 mil empregos diretos e indiretos, onde temos a satisfação de representar 13,7% do PIB da cidade no período, conforme pesquisa do Observatório do Turismo da Prefeitura de Fortaleza”, diz.
O compromisso social do evento também se destaca. “Há dez anos, promovemos o Fortal Solidário, arrecadando doações dos foliões para entidades filantrópicas reconhecidamente sérias e fazendo sorrir quem não pode brincar. Já foram contemplados o Iprede, Instituto Peter Pan, Lar Torres de Melo, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Caviver. Atualmente, as doações são realizadas em parceria com o Sesc e destinadas ao projeto Mesa Brasil”.
Atrações e blocos de hoje:

Mais notícias
GRANDES SINERGIAS




























