Alta Performance

Com aço nacional, ArcelorMittal acelera inovação no automobilismo brasileiro

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 05/05/2025 às 6:00 AM

Parceria Acelormittal E Categoria Stock Car De Automobilismo Foto Divulgação

Os chassis doa novos carros passaram a incorporar o aço DP980R, da linha de aços de alta resistência da empresa Foto: Divulgação

O aço produzido no Brasil pela ArcelorMittal ganhou um novo e simbólico protagonismo no automobilismo nacional neste domingo (4), durante a abertura da temporada 2025 da Stock Car. O Grande Prêmio ArcelorMittal Interlagos, realizado em São Paulo, marcou a estreia oficial de um feito inédito: pela primeira vez, todos os carros da principal categoria do esporte no país utilizaram aço de alta resistência desenvolvido pela companhia — agora reconhecido como o aço oficial da Stock Car.

A novidade foi além do fornecimento de material. A ArcelorMittal participou ativamente do desenvolvimento dos novos modelos SUV, que substituíram os sedãs usados há 45 anos na categoria.

O chassi do novo carro passou a incorporar o aço DP980R, da linha de Aços de Alta Resistência da empresa, também aplicado na “safety cage”, estrutura essencial à proteção dos pilotos. A iniciativa representou um avanço técnico que uniu leveza, segurança e menor impacto ambiental, reafirmando o papel da indústria brasileira no desenvolvimento de soluções inovadoras para a mobilidade.

Mais do que patrocínio, engenharia

Com presença em mais de 30 carros da temporada, o DP980R é resultado de dois anos de pesquisas conduzidas por equipes da ArcelorMittal no Brasil e na França.

O material se destacou pela alta capacidade de absorção de energia em impactos, reforçando a segurança dos pilotos e reduzindo o peso total do veículo — o que influenciou diretamente na performance e na eficiência energética. Produzido com menor emissão de CO₂, o aço também é certificado pelo programa global XCarb™, voltado para a descarbonização da cadeia do aço.

Foi um marco para o automobilismo e para a indústria. Contribuímos com uma solução que combina resistência, leveza e segurança, e que ainda pode ser adaptada a veículos urbanos no futuro”, destacou Alexandre Kalil, vice-presidente Comercial da ArcelorMittal. “Estamos no caminho certo para um futuro mais sustentável da mobilidade.”

A concepção do novo carro exigiu também soluções específicas para os “bumpers” — os absorvedores de energia. O projeto, que envolveu a AudaceTech e centros de pesquisa internacionais da ArcelorMittal, equilibrou dois fatores tradicionalmente opostos: máxima segurança e mínima massa estrutural.

Tradição com visão de futuro

A relação entre a ArcelorMittal e a Stock Car teve início em 2022 e vem se fortalecendo desde então. Além da produção do novo chassi, a companhia é responsável pela entrega dos troféus e do simbólico Anel do Campeão — honraria concedida ao piloto vencedor da temporada.

Para celebrar a estreia, a empresa promoveu ativações voltadas ao público e à imprensa em Interlagos, como apresentações técnicas sobre o aço DP980R e a exibição do carro com pintura especial nas cores da companhia.

A nova fase da Stock Car mostrou como tradição e tecnologia podem se encontrar na pista — com o aço brasileiro como parte central dessa transformação.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business