IMUNIZANTES PEDIÁTRICOS JÁ CHEGARAM

Comitê recomenda adiamento de retorno das aulas a crianças de até 11 anos, pois vacinação desse público iniciará amanhã

Por Marcelo - Em 14 de janeiro de 2022

Após a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, realizada nesta sexta-feira (14), foi dada uma orientação para as escolas que possuem alunos com idade de até 11 anos e, portanto, ainda não receberam nenhuma dose da vacina, que suspendam o retorno das aulas previsto para a próxima segunda-feira (17), até o dia 31 deste mês.

Depois de uma criteriosa avaliação sobre os cenários da pandemia no Estado e à elevada velocidade de transmissão do vírus provocada pela variante Ômicron, o governador Camilo Santana informou que o novo decreto estadual recomenda às escolas com alunos dentro da respectiva faixa etária, que ainda não estão vacinados, adiem o início das aulas presenciais por 15 dias, para que seja possível avaliar a evolução do cenário epidemiológico.

Camilo anunciou a recomendação de adiamento da volta às aulas                     Foto: Divulgação

A medida deverá ser adotada por escolas públicas e privadas, mas como se trata de uma recomendação, não está previsto nenhum tipo de punição àquelas que retomarem as aulas na semana que vem. Também caberá às escolas, após discussão com os pais ou responsáveis, decidir se a retomada será remota, híbrida ou presencial.

Outra mudança prevista no novo decreto é que os jogos de futebol deverão receber até 30% da capacidade de público nos estádios até o próximo dia 5 de fevereiro, mesma data estabelecida para as limitações impostas ao setor de eventos – 250 pessoas em locais fechados e 500 em locais abertos.

O decreto também determinou a obrigatoriedade do uso de máscaras modelo N-95 ou simular, para trabalhadores de estabelecimentos como farmácias, supermercados, escolas, devido ao alto poder de contágio da Ômicron. “Estudos mostraram que a máscara N-95 consegue proteger, significativamente, a transmissão dessa variante”, afirmou Camilo.

Vacinas pediátricas

Ainda em suas redes sociais, o chefe do Executivo estadual salientou que já chegaram ao Ceará as primeiras 55.100 doses das vacinas pediátricas da Pfizer, que serão distribuídas para todas as Áreas Descentralizadas de Saúde ainda hoje, para que amanhã cheguem aos municípios. E lembrou que na próxima semana novas doses serão enviadas ao Estado.

“Amanhã iniciaremos a vacinação do público de 5 a 11 anos, iniciando pelas crianças com comorbidades e em idade decrescente. Reforço a importância de os pais ou responsáveis realizarem o cadastro das crianças o quanto antes. Só com a vacinação em massa conseguiremos superar de vez essa pandemia”, completou Camilo Santana.

Assista o vídeo:

Mais notícias

Ver tudo de IN Business