Vantagem competitiva

Complexo do Pecém reforça papel do CE como hub logístico na Intermodal 2025

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 24/04/2025 às 9:00 AM

Estande Do Complexo Do Pecém Na Intermodal 2025 Foto Divulgação Cipp

Estande do Complexo do Pecém na Intermodal 2025, em São Paulo Foto: Divulgação/CIPP

Na 29ª edição da Intermodal South America, principal feira de logística e comércio exterior da América Latina, o Complexo do Pecém marca presença com foco em atrair investimentos e reforçar a posição estratégica do Ceará no cenário logístico global. O evento ocorre até esta quinta-feira (24) no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Com um estande de 160 m² e uma equipe técnica e executiva dedicada, o equipamento apresenta seu modelo integrado de porto, indústria e energia limpa. O objetivo é destacar as vantagens competitivas do Ceará, como localização estratégica, infraestrutura portuária de alto padrão e uma agenda voltada à sustentabilidade.

O Pecém tem se consolidado como um polo de interesse global. Nossa infraestrutura e política ambiental alinhadas a uma posição geográfica privilegiada são diferenciais que têm atraído grandes operadores”, afirma Max Quintino, presidente do Complexo do Pecém.

Plataforma logística e industrial

O Porto do Pecém, terminal multicargas de padrão internacional, conta com dez berços operacionais e conexões com sete linhas de cabotagem e três de longo curso. Em 2024, bateu recorde ao movimentar mais de 555 mil TEUs e registrou crescimento de 13% na movimentação total de cargas.

Além do porto, o Complexo abriga uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) que vem atraindo indústrias de grande porte. “Nosso modelo de zona franca e o ambiente regulatório têm se mostrado decisivos para a chegada de novos projetos, especialmente os voltados à transição energética”, ressalta Fábio Feijó, presidente da ZPE Ceará.

Ao se posicionar como plataforma logística e industrial integrada, o Complexo do Pecém busca ampliar sua inserção nos fluxos globais de comércio e consolidar o Ceará como um ponto estratégico no mapa da logística internacional.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business