APOIO DO GOVERNO

Concorrente da Starlink deve operar no Brasil em 2026

Por Redação - Em 15/05/2025 às 9:50 AM

Starlink Adobestock 955157965 Editorial Use Only

O governo brasileiro busca ampliar a competitividade no setor de conectividade via satélite e atrair novos players

A empresa chinesa SpaceSail deve iniciar operações no Brasil em 2026 com um serviço de internet de alta velocidade via satélite. A iniciativa, apoiada pelo governo brasileiro, pretende aumentar a concorrência no setor hoje liderado pela Starlink, de Elon Musk.

O acordo entre a SpaceSail e o governo federal foi firmado em novembro de 2024. Desde então, a empresa confirmou o cronograma de lançamento de seus serviços durante reuniões com autoridades brasileiras na preparação da missão oficial do presidente Lula à China.

A previsão é que até o final de 2025, a SpaceSail tenha 600 satélites em órbita, permitindo o início da operação comercial no Brasil no ano seguinte.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acompanha o processo. A empresa ainda precisa formalizar o pedido de autorização para atuar no país, mas já recebeu orientações da agência sobre os trâmites regulatórios.

O governo brasileiro busca ampliar a competitividade no setor de conectividade via satélite e atrair novos players para reduzir a concentração de mercado. Uma operadora francesa também demonstrou interesse em atuar no país.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business