CLIMA EMPRESARIAL
Confiança da construção avança em novembro, mas ritmo segue moderado
Por Redação - Em 25/11/2025 às 5:00 PM

A avaliação sobre a situação atual dos negócios cresceu 1,5 ponto, chegando a 92,9 FOTO: Freepik
O setor da construção registrou melhora no humor empresarial em novembro. O Índice de Confiança da Construção (ICST) subiu 1 ponto, chegando a 92,6 pontos, o maior patamar desde julho, segundo dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O avanço ocorre após a queda de 0,7 ponto registrada em outubro.
Segundo a coordenadora de Projetos da Construção no FGV Ibre, Ana Maria Castelo, a alta reflete principalmente a melhora das expectativas, embora o nível de confiança ainda esteja distante do observado no início de 2025. “Houve uma recuperação significativa, mas o setor ainda não retomou o ritmo mais forte do começo do ano”, afirmou.
Os dois componentes do índice apresentaram alta: Índice de Situação Atual (ISA-CST), que subiu 0,6 ponto e atingiu 92,5 pontos; e Índice de Expectativas (IE-CST), que avançou 1,5 ponto e chegou a 93 pontos
Entre os indicadores detalhados, a avaliação sobre a situação atual dos negócios cresceu 1,5 ponto, chegando a 92,9. A perspectiva de demanda para os próximos três meses avançou 1,4 ponto, alcançando 94,5.
Capacidade utilizada
Apesar da melhora no sentimento, a pesquisa apontou queda na atividade efetiva. O Nível de Utilização da Capacidade (NUCI) recuou 2,4 pontos percentuais, para 77,6%. Houve retração tanto na utilização de mão de obra (−2,8 p.p., para 78,9%) quanto no uso de máquinas e equipamentos (−1,2 p.p., para 73%).
A coleta de dados ocorreu entre 1º e 19 de novembro, com respostas de 701 empresas. A próxima divulgação do indicador está marcada para 23 de dezembro de 2025.
Mais notícias
VIA DISTRIBUIDORES




























