DADOS DA FGV
Confiança da Indústria recua em abril, apontando cautela entre empresários
Por Redação - Em 28/04/2025 às 10:41 AM

O Índice de Situação Atual caiu para 100,1 pontos, e o Índice de Expectativas também registrou uma redução de 0,4 ponto, ficando em 96,0 pontos FOTO: CNI
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 0,4 ponto de março para abril, alcançando 98,0 pontos, conforme divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Na média móvel trimestral, o índice teve uma queda de 0,2 ponto, indo para 98,2 pontos.
Segundo o economista do Ibre/FGV, Stéfano Pacini, o resultado reflete uma postura cautelosa dos empresários, com o aumento dos estoques, que, embora em níveis normais, mostram sinais de piora. Pacini também observa que as expectativas dos empresários para os próximos meses se estabilizaram, após um período de pessimismo.
A indústria ligada à demanda externa, especialmente bens intermediários, sofreu uma piora mais acentuada. Pacini destaca que as incertezas globais e o ciclo de alta da taxa de juros devem impactar negativamente a indústria em 2025, especialmente no segundo semestre.
Além disso, o Índice de Situação Atual (ISA) caiu para 100,1 pontos, e o Índice de Expectativas (IE) também registrou uma redução de 0,4 ponto, ficando em 96,0 pontos. Por outro lado, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) aumentou 1,5 ponto porcentual, atingindo 83%, o maior nível desde setembro de 2024.
Mais notícias
Registro Natalino



























