47,2 pontos
Confiança da indústria sobe em outubro, mas segue abaixo da linha de otimismo
Por Redação - Em 13/10/2025 às 4:07 PM

Com o resultado, os industriais completam dez meses consecutivos de falta de confiança FOTO: Freepik
A confiança do empresário industrial registrou leve melhora em outubro, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) subiu um ponto, alcançando 47,2 pontos. Apesar da alta, o resultado mantém o indicador abaixo da marca de 50, limite que separa otimismo de pessimismo, o que indica que o setor ainda não recuperou a confiança.
Com o resultado, os industriais completam dez meses consecutivos de falta de confiança, conforme os dados divulgados nesta segunda-feira (13).
O Icei é composto por dois indicadores. O Índice de Expectativas, que reflete as projeções dos empresários para os próximos meses, avançou 2,9 pontos, chegando a 49,1 — sua terceira alta seguida. Já o Índice de Condições Atuais, que mede a percepção sobre o momento presente, subiu 1,3 ponto, passando de 41,9 para 43,2 pontos.
Esses resultados mostram que o pessimismo diminuiu, mas o otimismo ainda não voltou. Para o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, é cedo para falar em reversão do cenário. “O fim do ano costuma ser mais favorável à indústria, o que tende a melhorar as expectativas. Mas ainda não há sinais de que a confiança perdida desde o início de 2025 esteja voltando”, afirmou.
Mais notícias
REFERÊNCIA NACIONAL




























