DIZ FGV
Confiança do comércio cai pelo segundo mês seguido e atinge 83,1 pontos
Por Redação - Em 28/08/2025 às 1:26 PM

O recuo interrompe a recuperação observada no segundo trimestre e foi generalizado FOTO: Freepik
A confiança do setor de comércio registrou nova retração em agosto, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Comércio (Icom) caiu 4 pontos em relação a julho, chegando a 83,1 pontos — o menor nível desde março.
O recuo interrompe a recuperação observada no segundo trimestre e foi generalizado, atingindo todos os seis principais segmentos do setor. Em médias móveis trimestrais, o indicador também apresentou queda de 1,9 ponto.
Os dois subíndices que compõem o Icom tiveram desempenho negativo. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 1,7 ponto, para 86,5, refletindo pior avaliação sobre o momento presente. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) encolheu 6,4 pontos, para 80,3, com destaque para a forte redução nas projeções de vendas para os próximos três meses, que caíram para 79,3 pontos.
De acordo com a FGV, o pessimismo é alimentado por preocupações ligadas ao ambiente macroeconômico e ao aumento dos custos financeiros enfrentados pelas empresas. O Indicador de Desconforto do Comércio, que mede limitações ao avanço do setor, atingiu o maior patamar desde abril de 2022.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 26 de agosto pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV (Ibre/FGV).
Mais notícias
Registro Natalino



























