APONTA FGV
Confiança do comércio sobe em outubro e mostra otimismo para o fim do ano
Por Redação - Em 30/10/2025 às 12:30 PM

Apesar do avanço, o setor ainda enfrenta desafios estruturais, como os altos juros e o elevado endividamento das famílias, que limitam o consumo
O Índice de Confiança do Comércio (ICOM), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou alta de 1,5 ponto em outubro, alcançando 86,2 pontos. É o segundo avanço consecutivo do indicador e reflete o otimismo dos empresários com o desempenho do setor nos próximos meses.
Segundo a economista do Ibre/FGV, Geórgia Veloso, o resultado foi sustentado exclusivamente pelas expectativas em relação ao futuro. “A confiança do comércio sobe pelo segundo mês consecutivo, impulsionada apenas pelas expectativas para os próximos meses”, afirmou. Ela destacou ainda que o maior otimismo dos consumidores contribui para essa melhora na percepção dos empresários.
O Índice de Expectativas (IE-COM) cresceu 3,9 pontos, para 85,9 pontos, com destaque para o aumento de 4,7 pontos nas perspectivas de vendas para os próximos três meses. Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 1,2 ponto, para 87,0 pontos, indicando estabilidade após a recuperação recente.
Apesar do avanço, o setor ainda enfrenta desafios estruturais, como os altos juros e o elevado endividamento das famílias, que limitam o consumo. Mesmo assim, a melhora nas expectativas sugere um ambiente mais favorável para o comércio no final do ano.
A pesquisa foi realizada entre 1º e 28 de outubro, e a próxima divulgação está prevista para 27 de novembro de 2025.
Mais notícias
Fashion Night




























