alta de 0,2 ponto

Confiança do comércio volta a subir em dezembro e reforça sinal de recuperação gradual

Por Redação - Em 30/12/2025 às 11:15 AM

Loja De Móveis, Material De Construção, Varejo, Comércio Varejista Foto Freepik

O avanço foi sustentado exclusivamente pelas expectativas FOTO: Freepik

A confiança do comércio encerrou 2025 em alta pelo quarto mês consecutivo. O Índice de Confiança do Comércio (Icom), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), avançou 0,2 ponto em dezembro frente a novembro e atingiu 90,1 pontos na série com ajuste sazonal.

Na média móvel trimestral, o indicador mostrou melhora mais intensa, com elevação de 1,8 ponto, para 88,7 pontos, sugerindo um ambiente menos adverso para o setor no curto prazo.

O avanço foi sustentado exclusivamente pelas expectativas. O Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 1,0 ponto e chegou a 89,2 pontos, no quarto mês seguido de alta. Dentro do indicador, as perspectivas de vendas para os próximos três meses avançaram, assim como a avaliação sobre a tendência dos negócios nos seis meses seguintes, que alcançou o maior nível em mais de um ano.

Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 0,6 ponto, para 91,6 pontos. A percepção sobre a situação atual dos negócios perdeu força após forte avanço no mês anterior, enquanto o volume de demanda mostrou leve melhora.

Segundo a FGV, o resultado reflete um cenário ainda marcado por consumo moderado e crédito restrito, mas com expectativas gradualmente mais positivas para o próximo ano, influenciadas por sinais de possível alívio monetário e pelo desempenho do mercado de trabalho.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business