MOSTRA FGV
Confiança do consumidor cai 0,5 ponto em agosto e chega a 86,2 pontos
Por Redação - Em 25/08/2025 às 9:07 AM

Os resultados refletem o peso do endividamento e da inadimplência sobre o orçamento das famílias
A confiança dos consumidores no Brasil registrou nova queda em agosto, refletindo maior pessimismo em relação aos próximos meses, segundo levantamento divulgado nesta segunda-feira (25) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 0,5 ponto e fechou o mês em 86,2 pontos. O movimento foi puxado principalmente pelo Índice de Expectativas (IE), que caiu 1,3 ponto, para 88,1 pontos, sinalizando maior preocupação com a economia e com a renda das famílias.
Dentro desse componente, o item que mede a expectativa sobre a situação econômica local registrou a terceira queda seguida, perdendo 2,8 pontos e ficando em 97,7. Já a avaliação sobre a situação financeira futura da família recuou 2,6 pontos, para 79,8, o nível mais baixo desde setembro de 2021.
Para a economista Anna Carolina Gouveia, do FGV IBRE, os resultados refletem o peso do endividamento e da inadimplência sobre o orçamento das famílias. “O cenário aponta cautela e preocupação com o futuro”, afirmou em nota.
Na direção oposta, o Índice de Situação Atual (ISA) avançou 1,1 ponto, atingindo 84,5 pontos. O destaque foi a melhora da percepção sobre a condição financeira presente das famílias, que subiu 2,6 pontos, para 75,4.
Mais notícias
Registro Natalino



























