APONTA FGV

Confiança do consumidor sobe 0,8 ponto em julho

Por Redação - Em 25/07/2025 às 10:00 AM

Economia, Educação Financeira, Porquinho, Calculadora, Impostos, Tributos Foto Freepik

Segundo a FGV, o avanço na confiança ainda é limitado pelas incertezas econômicas, apesar de uma melhora gradual nas condições atuais FOTO: Freepik

A confiança do consumidor brasileiro subiu em julho, após recuar no mês anterior. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 0,8 ponto na comparação com junho, atingindo 86,7 pontos na série com ajuste sazonal.

O resultado foi influenciado principalmente pela percepção mais positiva das famílias de menor renda, com alta de 7,4 pontos no grupo que ganha até R$ 2.100,00. Entre os consumidores de alta renda, a confiança também subiu, mas de forma mais discreta, com ganho de 0,5 ponto.

Apesar do avanço geral, os dados mostram um cenário misto. O Índice de Situação Atual (ISA), que reflete a avaliação sobre o presente, cresceu 0,5 ponto, para 83,4. Já o Índice de Expectativas (IE), que capta as projeções para os próximos meses, subiu 0,7 ponto, para 89,4, mas com contrastes: enquanto a intenção de compra de bens duráveis saltou 10,8 pontos, expectativas sobre a economia e a situação financeira futura das famílias caíram 2,4 e 6,2 pontos, respectivamente.

Segundo a FGV, o avanço na confiança ainda é limitado pelas incertezas econômicas, apesar de uma melhora gradual nas condições atuais.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business